06/08/2014 10h36

Senar Alagoas promove ‘Útero é vida’ e ‘Próstata é saúde’ em São José da Laje

Programa é destinado aos moradores de comunidade rurais do município

Programa Útero é vida chega as mulheres agricultoras

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar-AR/AL) promoverá nesta quarta-feira, 06, mais uma edição dos programas sociais “Útero é vida” e “Próstata é Saúde”. A ação será realizada no município de São José da Laje e é destinada aos moradores de comunidades rurais do município.

O evento aconterá, a partir das 8h, no Posto de Saúde vizinho ao Hospital do município. Na ocasião serão realizados de forma gratuita, exames de Citologia, o chamado Papanicolau, para as mulheres e o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), para os homens. Segundo Graziela Freitas, do departamento técnico do Senar/AL, serão ofertados 165 Citologias e 120 PSA’s. Os exames são capazes de detectar alterações e apontar a existência de câncer do colo do útero, nas mulheres e câncer de próstata, nos homens.

Essa será a terceira edição dos programas em 2014. Além de oferecer a realização de exames, o dia de cidadania contará com diversos serviços voltados para a população rural da cidade, como corte de cabelo, recreação para as crianças, distribuição de lanches, transporte gratuito na ida e volta ao local do evento, entre outros benefícios ao quais os moradores não costumam ter acesso de maneira regular e gratuita.

A ação acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de São José da Laje, secretaria municipal de saúde e secretaria municipal de agricultura.

Em até 15 dias após a realização dos exames, o Senar/AL enviará os resultados das análises feitas em laboratório para a secretaria de saúde do município. A partir daí, o município realizará a entrega dos exames e prestará toda a assistência ao paciente que tiver o câncer detectado.

Deixe o seu comentário