18/08/2014 10h06

Maceió será a capital nacional da Matemática

Evento vai ser realizado no período de 2 a 6 de novembro no Centro de Convenções

Capital alagoana vai reunir especialistas de várias partes do País

O Brasil conquistou um reconhecimento inédito na área científica com a notícia do pesquisador carioca Artur Ávila Cordeiro de Melo, primeiro brasileiro a receber a Medalha Fields considerada a principal premiação da matemática, equivalente ao Prêmio Nobel. Essa importante conquista vai estimular cerca de 1.500 pessoas, entre as quais, estudantes, pesquisadores e professores no maior evento de matemática nacional, a VII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, a ser realizada em Maceió, do dia 2 a 6 de novembro, no Centro de Convenções.

A Bienal que transformará Maceió na capital nacional da Matemática é uma realização do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).

Segundo o professor do IM-Ufal, Krerley Oliveira, a Bienal terá a presença do documentarista, roteirista e produtor do cinema brasileiro, João Moreira Sales. “O João escreveu para a revista Piauí o perfil do Artur Ávila e do alagoano Fernando Codá, os dois principais destaques jovens da Matemática nacional. Codá, inclusive, foi cotado para receber ano passado essa mesma premiação de Matemática, a Medalha Fields”, disse.

O evento também contará com a presença de grandes nomes da Ciência brasileira, como o professor Welington de Melo, orientador de doutorado do matemático premiado Artur Ávila, presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima, diretor do maior Instituto de Matemática Pura e Aplicada da América Latina – IMPA, César Camacho, do presidente da Academia Brasileira de Ciência, Jacob Palis Junior, entre outros convidados.

De acordo com Oliveira, o diferencial do evento será a realização da Matexpo, feira de ciências para 50 escolas alagoanas, no pavilhão ao lado do Centro de Convenções, no mesmo período da Bienal. “Até o dia 29 de setembro estamos recebendo as propostas de equipes de alunos. Assim, vamos fazer da Bienal um grande evento da educação em Alagoas”, ressaltou.

A Bienal ofertará palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, exposição de laboratórios, visitas de várias escolas, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa e o ensino da Matemática e propiciar a estudantes e professores uma visão ampla da Matemática e suas aplicações.

Para a superintendente do MC&VB, Tariana Carvalho, além da participação do maior evento de Matemática do Brasil, o público vai poder conhecer as belezas naturais de Maceió. “O MC&VB tem a honra de apoiar esse grande evento que irá incentivar e reunir estudiosos da matemática. Nossa bela capital Maceió está preparada para recebê-los de braços abertos”, afirmou.

Mais informações pelo site www.im.ufal .br e bienalsbmmaceio@gmail.com

TAGS:

Deixe o seu comentário