15/05/2014 9h47

Desenvolve propõe soluções para produção de mandioca na região do Agreste

Produtores conheceram propostas da Agência de Fomento durante Fórum em Arapiraca

Debate sobre o incentivo à cultura da mandioca

Incentivar e facilitar o acesso ao crédito para o auxilio ao fortalecimento da produção de mandioca em Alagoas. Este foi o principal objetivo da Desenvolve – Agência de Fomento ao participar das discussões de um fórum idealizado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) da Mandioca no Agreste. Durante o encontro, realizado em Arapiraca, produtores locais conheceram as linhas de financiamento disponíveis pela instituição e oportunidades de desenvolvimento para o setor produtivo.

De acordo com a gestora do APL da Mandioca, Jeane Vilarins, este é um momento importante para se discutir e buscar soluções com os parceiros e produtores da região. “O nosso objetivo é buscar saídas de crédito para a inovação tecnológica e aporte de novos projetos para a cadeia da mandioca no território”, explicou.

Durante o evento, o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, apresentou o perfil e ações que a Agência de Fomento vem realizando no meio rural de Alagoas, exemplificando as parcerias que já ocorrem por meio das linhas de crédito disponíveis no mercado para as necessidades locais, como já acontece com a cadeia do leite em Alagoas.

“Precisamos criar juntos soluções diferenciadas que atendam as necessidades do APL da Mandiocultura no Agreste e garantir a movimentação do mercado. Queremos ouvir as demandas daqui e também de outros arranjos, para provermos alternativas financeiras e de fomento para o desenvolvimento local”, afirmou Fabio Leão.

Alternativas para o desenvolvimento

Como sugestões para o Desenvolvimento do APL da Mandioca no Agreste Alagoano, o diretor Fábio Leão pontuou ações que podem ser realizadas, a exemplo da elaboração de energias alternativas e a disponibilidade em associar o conhecimento tecnológico com as facilidades de financiamento.

Além disso, Fábio Leão apresentou alternativas para a articulação da cadeia, a integração industrial aproximando produtores e indústrias de alimento, além do prêmio de adimplência, que premia o contratante com taxas ainda mais baixas na renovação do financiamento.

Crédito para melhoria da produção

O Presidente da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e sócio gerente da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande, que tem sede em Arapiraca, Eloísio Júnior, demonstrou interesse em fechar parceria com a Desenvolve. O intuito é contar com a agência para auxiliar na padronização e empacotamento de farinha de mandioca.

“Precisamos adquirir um equipamento de empacotamento de goma, para podermos colocar o nosso produto no mercado. Após a apresentação de Fábio Leão identificamos a facilidade em adquirirmos este empréstimo, através de um financiamento junto a Desenvolve”, frisou Eloísio Júnior.

Durante o evento, também foi apresentado o panorama da mandiocultura no Brasil e no mundo, o Programa Brasil sem Miséria no território do Agreste Alagoano e a atuação e abrangência da Estação Meteorológica de Teotônio Vilela para a Região do APL da Mandioca.

Deixe o seu comentário