03/01/2014 11h46

Presidente da EMATER/AL destaca ações para o Ano Internacional da Agricultura Familiar

O objetivo da campanha é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais

Inês Pacheco diz que 2014 será de consolidação da EMATER/AL

Por Lírida Nerys 

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), elegeu 2014, como Ano Internacional da Agricultura Familiar. O objetivo da campanha é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais. Em Alagoas, a presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL), Inês Pacheco, destacou três ações que terão como foco o desenvolvimento da Agricultura Familiar em 2014, a Chamada Pública de Sustentabilidade, Chamada Pública do Leite e o acordo financeiro do Governo do Estado com o Banco Mundial.

A execução dos projetos tem previsão para iniciar em fevereiro deste ano. Serão beneficiados cerca de 30 mil agricultores familiares em todo estado. De acordo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o estado possui 125 mil estabelecimentos rurais, representando 94% dos estabelecimentos do meio em Alagoas. “A campanha da FAO será somada ao compromisso que temos com a Agricultura Familiar em Alagoas, os números mostram a relevância do setor e os esforços do Governo do Estado também. Estamos otimistas que 2014 será o ano de consolidação da EMATER/AL”, declarou Inês Pacheco.

A campanha da FAO irá junto às entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil e o Governo Federal identificar as lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento equilibrado da Agricultura Familiar, destacando o importante papel da segurança alimentar e nutricional, e da erradicação da fome e pobreza.

Em Março de 2013, a EMATER/AL participou de uma das discussões para a construção de uma política de desenvolvimento do meio rural junto a FAO. A missão técnica Brasil-Itália da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER) foi marcada pelo convite para a entidade de ATER brasileira participar da Plataforma da Agricultura Tropical, um grupo comandado pelo G20, que busca a eficácia dos programas de difusão de conhecimentos para fortalecer a produção agropecuária nos trópicos.

“O Brasil mostrou que tem uma vasta experiência com tecnologias para o meio rural e capacidade de aplicabilidade de muitas dessas ações. No estado temos uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) que junto a EMATER/AL trabalha o desafio da diversificação da produção de alimentos. São ações da pesquisa com a extensão rural que ganham força e dão resultados efetivos no campo”, destacou a presidente da EMATER/AL.

Os projetos voltados para Agricultura Familiar em 2014 contemplarão investimentos na atividade rural como em Assistência Técnica e insumos, ou seja, execução e a avaliação de atividades individuais e coletivas, com vistas ao desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar

Deixe o seu comentário