27/11/2023 10h39

Parceria entre BNB e Emater garante assistência técnica rural gratuita a agricultores familiares alagoanos

Agricultura familiar responde por 80% do total de empreendimentos rurais no Estado

Assinaram o acordo de cooperação técnica, o presidente da Emater, Moisés Leandro da Silva, o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis e a secretária de Estado de Agricultura, Carla Dantas

 

O Banco do Nordeste (BNB) e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural (Emater) assinaram hoje, 22, acordo de cooperação para ampliar o acesso ao crédito e à assistência técnica a agricultores familiares de Alagoas. A assinatura aconteceu durante a solenidade de entrega do XVI Prêmio de Microfinanças e do VIII Prêmio da Agricultura Familiar, ocasião em que o BNB reconhece e premia iniciativas de sucesso e histórias inspiradoras de trabalhadores rurais e microempreendedores apoiados pela instituição.

Assinaram o acordo de cooperação técnica, a secretária de Estado de Agricultura, Carla Dantas, o presidente da Emater, Moisés Leandro da Silva, e o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis.

“A agricultura familiar responde por mais de 80% do total de empreendimentos rurais do estado, isso nos dá uma ideia de sua relevância para a economia alagoana. Atendemos esses trabalhadores por meio do Agroamigo (microfinanças rurais) e pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e, a partir deste acordo, vamos ampliar ainda mais esses financiamentos, com projetos mais qualificados com a assistência técnica da Emater”, ressaltou o superintendente Sidinei Reis.

Por sua vez, o presidente da Emater, Moisés Leandro da Silva, destacou que “os financiamentos do Pronaf não podem estar apartados da assistência técnica” e que o acordo veio para fortalecer a agricultura familiar em Alagoas.

Pela parceria, os trabalhadores rurais que receberão a assistência técnica são os enquadrados no Grupo Variável do Pronaf, com renda de até R$ 360 mil por ano.

A Emater ficará responsável pela assistência técnica e extensão rural por até dois anos após a implantação do projeto financiado pelo BNB, com base nas condições acordadas.

As duas instituições vão promover eventos de divulgação das linhas de crédito destinadas à agricultura familiar e das condições de acesso ao financiamento, de modo a agilizar e expandir o processo de crédito.

Ainda pela parceria, BNB e Emater participarão conjuntamente da identificação e estruturação de atividades econômicas e setores prioritários, como agroindústria, bovinocultura de leite e corte, mandiocultura, avicultura, horticultura, apicultura, ovinocaprinocultura, fruticultura, agricultura orgânica ou com base agroecológica, geração de energias renováveis, infraestrutura hídrica, entre outros.

Deixe o seu comentário