22/10/2013 9h26

Senai estrutura comissão para julgar Concurso Lácteo

Concurso de Produtos Lácteos movimentará dezenas de empresas que concorrerão em diversas categorias com seus melhores produtos derivados do leite

Julgamento do concurso lácteo conta com profissionais renomados e experientes

Dentro da programação do Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite), diversas atividades serão desenvolvidas para produtores rurais, laticinistas e o público em geral. Como já é tradição durante o evento, o Concurso de Produtos Lácteos movimentará dezenas de empresas que concorrerão em diversas categorias com seus melhores produtos derivados do leite. E, para julgar esses produtos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai) montará uma comissão de 60 jurados que escolherá os grandes campeões.

A comissão será composta por compradores (representantes de supermercados, restaurantes e hotéis), pessoas ligadas a sindicatos da área de alimentos, como Sindicato dos Panificadores e Sindicato dos Bares e Restaurantes, representantes do Conselho Regional de Nutrição e autoridades de empresas parceiras, como Sebrae, Ministério da Agricultura e Associação de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal). O concurso é organizado de acordo com as regras e padrões das principais competições internacionais, e, antes do julgamento, os jurados receberão um treinamento com a instrutora de laticínios do Senai, Janaína Nascimento.

Janaína explicou         que, no treinamento, os jurados entenderão melhor o objetivo do concurso e aprenderão a metodologia utilizada para o julgamento. “Os avaliadores receberão um formulário contendo o Regulamento de Identidade e Qualidade de Produtos, elaborado pelo Ministério da Agricultura, onde está descrito o que, basicamente, cada produto deve ter. Baseados nesse regulamento o jurado fará sua avaliação e dará a pontuação de acordo com cada atributo da ficha. No final de tudo, computaremos os pontos e, atingindo os parâmetros necessários, os produtos poderão ganhar medalhas de ouro, prata, ou bronze”, afirmou.

A instrutora explicou ainda que, além das medalhas, os produtos poderão ganhar dois títulos diferentes: o Destaque Especial, que é aquele que apresentar alguma grande inovação, e o Produto do Ano, o que obtiver a maior pontuação dentre todas as categorias. “É importante ressaltar que as pessoas que estarão na comissão, além de jurados são consumidores, e estarão prontos para darem notas para o que o que for critério de cada produto, como cor, aroma, sabor e aspecto interno e externo”.

Dentre as categorias julgadas, estão manteiga, leite pasteurizado, coalhada, coalhada saborizada, iogurte sabor morango e demais sabores, iogurte grego, bebida láctea fermentada sabor morango e demais sabores, bebida láctea não fermentada, doce de leite, doce de leite saborizado, ricota, minas frescal, queijo de coalho, queijos frescos condimentados, queijo de manteiga, queijo prato, queijo mussarela, queijo fundido de corte, requeijão, requeijão saborizado, queijos duros e queijos mofados.

Após o julgamento, que será na noite do dia 30 de outubro, haverá uma confraternização entre os jurados e, no dia 01 de novembro, será divulgado o resultado, com a entrega das premiações em uma festa para as empresas participantes. Toda a programação será realizada no Parque da Pecuária de Maceió, integrando a programação da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro). “Sem dúvida, será um grande evento para todo o setor leiteiro local”, concluiu Janaina.

Deixe o seu comentário