27/07/2013 10h18

Prefeito, secretário e técnicos conhecem a obra de engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes

São 5,8 km que serão recuperados e passarão a contar com 35 metros de largura

Prefeito Rui Palmeira e secretário de Infraestrutura conhecem as obras de engorda da praia em Jaboatão dos Guararapes
.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, conheceu nesta sexta-feira (26) a obra de engorda (aumento da faixa de areia) das praias de Jaboatão dos Guararapes,  em Pernambuco, a maior do Brasil em extensão.  Pelo porte e pela necessidade do litoral brasileiro de intervenções rápidas e a baixo custo, o serviço tem ganhado repercussão nacional, e o prefeito de Maceió fez a visita para conhecer o projeto que poderá ser adaptado à orla da capital alagoana, que sofre com problemas semelhantes com o avanço do mar.

A visita de Rui Palmeira a Jaboatão, guiada pelo prefeito da cidade pernambucana, Elias Gomes, foi acompanhada pelo secretário de Infraestrutura de Maceió, Roberto Fernandes, e pela secretária-adjunta de Planejamento e Desenvolvimento, Andréa Estêvão.

“É uma iniciativa muito importante da Prefeitura de Jaboatão. Ambientalmente correta, que regenera as praias do município e hoje a cidade de Maceió passa por esse problema. Temos áreas bastante castigadas e quase sem faixa de areia. É uma solução que já estamos estudando e depois de ver uma obra fantástica como esta de Jaboatão temos a certeza de que vamos executar esse projeto lá. Vamos elaborar os projetos e buscar recursos para essa obra que será determinante para o futuro turístico da nossa cidade”, disse Rui Palmeira.

Para o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, a vinda do gestor mostra a importância da obra. “Essa é uma obra que tem repercussão no Estado e, já dissemos, a maior obra de engorda e recuperação de praia já realizada no Brasil. Evidentemente vai contribuir para a recuperação da orla do Estado de Pernambuco, e certamente de outros Estados, porque é uma engenharia criativa, de custos baixos e um grande efeito social e econômico”, explicou.

Engorda das praias

No total será movimentado 1 milhão de metros cúbicos de areia para aumentar 5,3 quilômetros da faixa litorânea, que compreendem as praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, em 35 a 40 metros de largura. Um investimento de cerca de R$ 41 milhões, com recursos do Ministério da Integração Nacional e do município. Essa será a maior obra de engorda do Brasil em extensão, maior que Copacabana e Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, Iracema, em Fortaleza, e Piçarra, no Espírito Santo.

A draga, que faz o transporte do material da jazida em alto mar a 14 km de Jaboatão – a 2 km da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho – até a orla do município, tem capacidade para 6 mil m³ de areia e está trabalhando 24 horas por dia, fazendo quatro viagens, movimentando cerca de 20 mil metros cúbicos por dia. Para transportar a areia da draga até o litoral, está sendo utilizado um tubo móvel de ferro, com 1,5 km de comprimento.

A obra foi inicia em 04/02/13 com os serviços de levantamento topográfico de todo o litoral, o que servirá para o monitoramento e para a manutenção que poderá acontecer a cada cinco anos, de implantação dos canteiros de obras, um em Candeias e um em Piedade. Nesses canteiros aconteceu a soldagem do tubo de 1,5 km que está servindo para transportar a areia da draga até a costa. Também foram iniciados os serviços de corte do quebra-mar.

Monitoramento

O prefeito Elias Gomes também instituiu o Comitê Municipal de Monitoramento e Mitigação dos Efeitos do Avanço do Mar, considerando a necessidade da coordenação por parte do Município, da mobilização, criação e execução do Plano de Gestão Integrada da Orla e a necessidade da atuação articulada com a sociedade civil organizada.

Serão implantados ainda vários programas complementares ao processo de engorda e que são considerados importantes para a manutenção e melhoria das praias. Destaque para os programas de monitoramento da qualidade da água e balneabilidade; de gerenciamento de resíduos sólidos; da qualidade do ar; de educação ambiental; de otimização de transportes terrestres, além de um plano efetivo de segurança nas praia

Deixe o seu comentário