13/03/2013 12h36

Sítio Poços Salgados irrigado com água do Canal do Sertão vira modelo de produção

Meio hectare de terra está plantado com forragens que está servindo de alimentação para o rebanho

Produtor rural Cícero de Souza com o secretário José Marinho e o diretor Hibernon Cavalcante na unidade demonstrativa de produção agrícola

Uma área de meio hectare para produção de forragens irrigadas com água do Canal do Sertão, no Sítio Poços Salgados, em Olho D’Água do Casado, se tornou modelo para os demais produtores rurais da região semiárida. A unidade, instalada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) na propriedade do agricultor Cícero de Souza, foi citada pelo governador Teotonio Vilela e pela presidenta Dilma Roussef, na inauguração do primeiro trecho do Canal, nesta terça-feira (12).

No local, são produzidos capim, sorgo, cana-de-açúcar e palma, que serão utilizados para alimentar os animais, como bovinos, ovinos e cabras, principais atividades dos sertanejos da região. “A criação desses animais, bem como o plantio de grãos para alimentação humana, são as principais culturas dos agricultores do semiárido. Dessa forma, vamos instalar, com recursos já garantidos pelo Governo do Estado, outras 50 unidades irrigadas, cada uma com cerca de um hectare”, salientou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Ainda de acordo com ele, a Seagri vai coordenar a implantação de uma área contínua, de cerca de 50 hectares, para produção de forragens, que vão atender às demandas de associações e cooperativas do Sertão e da Bacia Leiteira do Estado. “Queremos garantir alimento para o gado o ano inteiro, principalmente para a pecuária de leite, que é a atividade que mais gera renda para o agricultor familiar”, emendou Marinho.

“Para isso, contamos com a parceria da Codevasf, que vai garantir a infraestrutura de irrigação dos perímetros de Pariconha e Delmiro Gouveia, numa área superior a 6 mil hectares”, salientou. De acordo com o secretário, a irrigação será feita com respeito às condições naturais da região, principalmente tipo de solo, e à vocação dos agricultores.

“As organizações sociais e cooperativas, entre elas a Fetag, a Faeal, a CPLA e a Coopaz, trabalham conosco no planejamento agrícola e no fomento à produção no semiárido”, finalizou o secretário José Marinho Júnior.

TAGS:

Deixe o seu comentário