17/08/2012 17h16

Presidenta Dilma propõe ajudar Alagoas a avançar e obter os indicadores da educação satisfatórios

Estado teve um pífio desempenho no Ideb ficando a frente apenas do Pará

Presidente Dilma Roussef deixa seu recado para melhorar os indicadores da educação antes de imprimir sua assinatura no pacote de PVC 'made in Alagoas'

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A presidenta Dilma Roussef se mostrou preocupada com o Ideb – Índice de Desenvolvimento de Educação Básica – em Alagoas, de 2,9 pontos, ocupando a penúltima colocação dos estados, ao disponibilizar todas as ferramentas do Governo Federal para melhorar os indicadores da educação. O pior da Região Nordeste.

Em nível nacional, o Estado de Alagoas está a frente apenas do Estado do Pará. Tal desempenho apresentou a fragilidade do sistema educacional provocada pela ausência de infraestrutura das escolas e dos acessos na zona rural, o que afasta o aluno da sala de aula. Porém, os maiores gargalos da educação são a falta de  empenho do aluno e sobretudo a falta de comprometimento de pais e dos próprios professores.

As ações dos governos objetivando estabelecer metas podem ser o caminho para uma nova educação. E a escola tempo integral é a porta de entrada de construção de um sistema educacional que atende aos anseios de alunos e professores e os preparem para o acirrado mercado em futuro não muito distante.

E aí o governo da presidente Dilma Roussef é compromissada para com tal propósito. Da mesma forma a Secretaria de Educação do Estado. Porém, precisa ser mais ágil e ajustar esse período de reformas nas escolas de modo que não atrapalhe o calendário escolar.

TAGS:

Deixe o seu comentário