07/08/2023 9h39

Aluno da Escola Moreira e Silva se destaca com redação sobre aprendizagem criativa

Concurso realizado entre estudantes define escolas que irão representar cada Gerência Especial de Educação no desfile da Emancipação Política de Alagoas

Jonathan Gabriel foi escolhido para referenciar o pelotão estudantil da 13ª Gerência Especial de Educação

 

A redação em concursos exige conhecimento de mundo, criticidade, domínio das regras e convenções gramaticais, entre outros atributos. Tantos requisitos podem até assustar quem se prepara para construir um bom texto visando ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Não é o caso, no entanto, de Jonathan Gabriel, aluno da rede estadual e para quem o ato de escrever se tornou leve e prazeroso, graças ao apoio que vem recebendo dos professores, dentro e fora da sala de aula.

Não à toa, a redação de Jonathan foi escolhida para referenciar o pelotão estudantil da 13ª Gerência Especial de Educação (GEE). Com o feito, a escola na qual estuda, a Moreira e Silva, vai representar a respectiva GEE no desfile cívico estudantil de 16 de setembro, dia da Emancipação Política de Alagoas – cujas festividades acontecem, tradicionalmente, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Para Jonathan, as aulas de língua portuguesa, aliadas à prática em sala de aula, têm sido muito importantes para que ele consiga evitar erros e, principalmente, concentrar-se no tema, mantendo, assim, a coesão e coerência textual. Jonathan também destaca a atuação da professora Delany Christine, que o auxilia na Escola Moreira e Silva.

“Temos exercícios duas vezes por semana, e sempre com as atenções voltadas para a estrutura da redação do Enem, que é semelhante a do concurso que fizemos para o Desfile Cívico. Nunca deixo de procurar os professores para tirar dúvidas, além de complementar os estudos em casa, com a ajuda da internet. Tudo isso contribuiu para que a minha crônica fosse escolhida”, afirma o vestibulando.

Estudante monitor de sua turma pelo segundo ano consecutivo, Jonathan quer cursar Geografia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo ele, a experiência de assimilar e transmitir conteúdo para os colegas, têm ajudado a vencer desafios rumo à aprovação. “Quero ser professor. E atuando como estudante e monitor na minha escola, sinto-me mais próximo do meu objetivo. E sei que a conclusão do ensino médio é só o começo. Quero me tornar um geógrafo ativo, consciente do meu papel na sociedade”, garante o futuro universitário.

Para Ofélia Altoé, gestora adjunta da Moreira e Silva, Jonathan serve de exemplo para outros estudantes que sonham com o ingresso em uma universidade pública e que, para tal, necessitam de um resultado satisfatório na redação do Enem. “Ver um estudante nosso se destacando é sempre motivo de muito orgulho. Esse tipo de reconhecimento é extremamente importante para que o estudante se sinta motivado, para que saiba que é capaz de ir muito longe. É a partir disso que ele ganha confiança. É assim que ele começa a acreditar mais em si mesmo”, afirma, emocionada, a gestora.

O CONCURSO

Técnica de acompanhamento e assistência à gestão escolar, Moadja Luna explica que o concurso ofertou subtemas distintos para cada Gerência Especial. Todos, porém, tiveram como foco a aprendizagem criativa.

“Cada Gerência Especial de Ensino ficou com um subtema diferente. E a partir da seleção das melhores crônicas, segundo os critérios contidos no edital, uma escola de cada GEE foi escolhida para compor um pelotão que será formado por 45 estudantes e vai representar a respectiva gerência no desfile alusivo à emancipação política de Alagoas. É o caso da Escola Moreira e Silva, que representará a 13ª GEE. Assim sendo, cada pelotão deverá representar, por meio de peças teatrais, o enredo da crônica que se destacou por sua Gerência. Os alunos, inclusive, poderão contar com o apoio dos professores de Artes e de Educação Física, por exemplo”, explicou Moadja.

TAGS:

Deixe o seu comentário