02/07/2012 10h13

Alagoas na rota da Seleção do Japão para a Copa 2014

COL da Fifa e delegação do país asiáticos realizaram visita para avaliar estádios e serviços turísticos

Delegação da seleção japonesa visita o Estádio de Futebol Rei Pelé

A delegação do Japão é a segunda a visitar a capital alagoana, visando-a como Centro de Treinamento durante a Copa 2014. Na quinta-feira última, o COL da FIFA e integrantes da delegação asiática realizaram uma visita técnica para avaliar os estádios e outros serviços turísticos.

O secretário-chefe do Gabinete Civil e presidente do Comcopa Alagoas, Álvaro Machado, ressaltou que esta foi uma visita de suma importância dentro do esforço para trazer uma seleção de porte para Maceió, pois quem escolhe o seu Centro de Treinamento é cada seleção e despertar o interesse da delegação do Japão demonstra que estamos no caminho certo. Estamos oferecendo o que temos de melhor para todas as delegações, no sentido de trazer para Alagoas um selecionado que aqui se sinta confortável e bem recebido, e que aqui também ajude a projetar o nosso Estado no cenário turístico internacional.

Mesmo não assumindo a posição de sede para a realização do evento, o Estado está geograficamente bem localizado entre sedes selecionadas, Salvador, Recife e Natal. De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, Alagoas apresenta um cenário bastante positivo para atuar como Centro de Treinamento. “Com uma rede hoteleira das mais modernas do Nordeste, a boa estrutura do Estádio Rei Pelé e a grande disponibilidade no Aeroporto Zumbi dos Palmares, -que poderá receber 17 aeronaves ao mesmo tempo, caso seja necessário,- será bem possível que outras delegações também se interessem em nos visitar”, explica.

Segundo Novis, a visita não garante que a delegação vai, de fato, treinar na capital em 2014, “mas estamos com grandes expectativas.

A visita técnica foi acompanhada pela secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, pela secretária executiva do Comcopa Alagoas, Nise Sarmento, pelo assessor especial de relações internacionais do Estado e também integrante do Comcopa Alagoas, Eduardo.

 

Turismo na Copa 2014 – Em Alagoas, as praias trabalhadas para receber turistas durante a Copa estão nos municípios chancelados pelo Ministério do Turismo. No estado são nove: Maceió, Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio e Paripueira, no Litoral Norte, e Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, no Litoral Sul.

A ideia do MTur é incentivar os visitantes a conhecerem os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. São 88 produtos e 184 destinos brasileiros em municípios distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos palcos do Mundial.

De acordo com estudos do MTur, cada estrangeiro realizará em média três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Nesse período, deverão circular pelo Brasil um total de 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros, totalizando 7,8 milhões de viagens domésticas.

O país passa por um momento de divulgação e posicionamento mundial com a Copa 2014 e as Olimpíadas em 2016. Pensando nisso, a Setur-AL, preparou uma campanha específica para o evento, chamada de Alagoas: As praias da Copa.

Segundo Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur, a estratégia, lançada em fevereiro desse ano, é para que não só as seleções venham, mas os turistas também.

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