03/04/2012 10h46

Alagoanos deixarão de comer carapeba na Semana Santa por falta do pescado no mercado

Mesmo custando acima de R$ 25,00/kg, não há peixe nos principais centros comerciais dos mercados de Jaraguá e da Produção

Mercado Jaraguá registra aumento no movimento de venda de peixes, porém, muitos consumidores saem decepcionados pela falta da carapeba

Valdi Junior/VALOR MERCADO

O peixe carapeba, iguaria bastante apreciada pelos alagoanos vai ficar de fora dos pratos das famílias neste período da Quaresma. Motivo: a ausência de peixe no mercado.

Mesmo com um preço diferenciado de R$ 25,00/kg acima do valor médio das outras espécies como cioba, curumin e arabaiana, o carapeba originário das águas oceânicas principalmente das regiões tropicais e subtropicais está em falta. Nem no Mercado do Jaraguá, nem no Mercado da Produção, maiores centros de comercialização de pescado na capital maceioense, existe carapeba.

Quem quiser comer uma carapeba vai ficar para depois da Semana Santa, avisam os vendedores.

A falta de carapeba no mercado é resultado da combinação de dois fatores: aumento da demanda e baixa oferta. A  escassez  o peixe também é fruto da degredação do meio ambiente e da pesca predatória que têm reduzido cada vez mais a quantidade de peixe. O que é uma pena!

Pois, o carapeba é um peixe de escama de qualidade e de sabor único além de ser recomendável para pessoas com restrição alimentar.

Espera-se que na próxima Semana Santa, o alagoano possa ter o prazer de comer carapeba. Claro, com bastante moderação, pois o período da Quaresma requer penitência e jejum.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário