29/09/2020 15h00

Associação dos Criadores de Alagoas dá o pontapé na Expoagro/AL 2020

A programação técnica da Expoagro vai incluir julgamentos, shopping de animais, standes de produtos e serviços e o Encontro da Pecuária de Corte (Encorte)

Pecuaristas e empresários comparecem ao lançamento de mais uma edição da Expoagro

Presente em diversos momentos da história dos alagoanos, a  Exposição Agropecuária de Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) terá suas atividades mantidas em 2020, seguindo, rigorosamente, um série de medidas preventivas a covid-19. A exposição foi lançada nesta segunda-feira, 28, pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), durante o Encontro de Pecuaristas de Alagoas (EPA), no Parque da Pecuária em Maceió/AL.

O presidente da ACA, Domicio Silva, junto com representantes instituições parceiras como o Sebrae/AL, Secretaria de Agricultura de Alagoas (Seagri/AL) e  a Agência  de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal),  deram a largada  nas atividades  de 2020. A solenidade destacou a força do agronegócio e a importância do setor para manter os níveis de segurança alimentar positivo no País. “Dado o reconhecimento da força desse setor, da importância da genética do rebanho alagoano, a Expoagro vem como vetor que acrescenta ainda mais modernidade, inovação e  desenvolvimento desses produto. A Expoagro é um grande centro comercial a céu aberto portando temos um compromisso com a economia e atividade de diversas cadeias produtivas”, disse o líder dos pecuaristas , Domicio Silva.

Na oportunidade, diante de pecuaristas e profissionais do setor produtivo,  o presidente da ACA  anunciou as medidas e atividades que serão mantidas no Parque da Pecuária. “Respeitando a necessidade por cuidados sociais, com muita responsabilidade, a Expoagro  terá uma programação adequada à nova realidade com eventos digitais, com transmissão em tempo real dos leilões e demais atividades para  que todos produtores rurais prestigiem o evento sem nenhum prejuízo nos negócios”,  antecipou Domicio Silva.

A programação técnica da Expoagro vai incluir julgamentos, shopping de animais, standes de produtos e serviços e o Encontro da Pecuária de Corte (Encorte); A Mega Leite Nordeste e a Copa Nacional Santa Inês vão trazer animais de fora do Estado para etapas de provas. No entretenimento, fazendinha, praça de alimentação e  exposição das raçasm serão ponto de diversão para as famílias. O calendário de leilões também está mantido na Exposição. Os Irmãos Barros Correia abrem a bateria de leilões, com evento presencial na Fazenda Recanto, no sábado 24 de outubro. No total, serão 12, sendo os demais no formato virtual.

As regras sanitárias da 70º Expoagro/AL seguirá às normas técnica impostas pela  Adeal. As medidas para circulação de pessoas devem atender o uso de máscaras, distanciamento social,  disponibilização de álcool em gel , aferição da temperatura e tapetes sanitizantes, além limpezas constante das superfícies.  Veículos de visitantes passarão por uma sanitização antes de adentrar ao Parque. Já o transporte de animais será  reforçado  por meio das normas específicas de biossegurança.

Parceiros 

Instituições como o Sebrae/AL,  Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Fael), Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), Organização Arnon de Melo, Adeal e Seagri, somam  forças para prestigiar todas as cadeias produtivas do agronegócio através de ações de empreendedorismo,  programação técnica e na oferta de suporte.  Segundo Marcos Vieira, Superintendente do Sebrae/AL, a Exposição fornece conhecimento e riquezas para além do setor agropecuário. “Muito da economia se abastece na Exposição e ultrapassa os muros do Parque da Pecuária. Sabemos o quão é importante trazer estandes de inovação, levar mais profissionalização aso pequenos negócio e incentivar principalmente o trabalho daqueles que estão começando na  pecuária”, enfatizou Vieria.

Sempre presenta na história de mais de meio século da Expoagro/AL, o Estado tem levado às edições da Expoagro mais oportunidades aos pequenos produtores, segundo o secretário João Lessa.  “Muito nos orgulha  pertencer a um estado que valoriza e sabe da capacidade da sua produção de genética e produção em diversos setores do agro. Temos trabalhado muito afinco para desenvolver mais e mais esse setor.  A exposição está de parabéns por cumprir seu papel de fomento”,  disse o  representante do governo de Alagoas no evento.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário