01/08/2018 11h47

Fornecedores de cana ganham tratores do governo de Alagoas

Os equipamentos serão utilizados pelos fornecedores de cana para auxiliar no plantio e na recuperação da produção da safra de cana

Governo entrega tratores aos fornecedores de cana

A Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas (Asplana) recebeu na semana passada  seis novos tratores através da Secretaria de Estado de Agricultura. Os equipamentos serão utilizados pelos fornecedores de cana para auxiliar no plantio e na recuperação da produção da safra de cana.

A Asplana é formada por mais de sete mil fornecedores de cana, sendo 90% de pequenos agricultores. O presidente da associação, Edgar Filho, acredita que agora os pequenos poderão ajudar ainda mais no ciclo econômico do setor.

“Estamos sempre buscando apoio para os fornecedores. A mecanização chegou em boa hora. Já usaremos os tratores e os implementos nesse final de período de inverno e tentar recuperar nossa produção. Temos que agradecer, principalmente, ao governo do estado, que tem tido esse olhar voltado para nos ajudar e atendido nossas demandas”,  afirma Edgar.

A entrega das  novas máquinas e a desoneração do ICMS para o setor sucroenergético deram um novo fôlego para toda a cadeia produtiva da cana de açúcar no estado. “Tivemos a pior safra dos últimos 50 anos, foi a pior produção. Esperamos voltar a produção de 16 milhões de toneladas de cana nesta safra que está chegando”, ressalta o presidente da Asplana.

Em Alagoas, são mais de 30 mil hectares de canavial para a safra 18/19. O assessor técnico da Asplana Antônio Rosário explica que já em agosto as unidades industriais vão começar a produção. “Os fornecedores plantaram direito, trataram da cana, que está mais perfilada. Se tem usina que vai começar agora é porque tem cana para moer. Em setembro, esperamos que 80% das unidades já estejam em operação”, atenta Rosário.

TAGS:

Deixe o seu comentário