13/06/2013 9h11

Codevasf entrega nesta sexta dezenas de equipamentos agrícolas para agricultores familiares no semiárido

Equipamentos agrícolas irão beneficiar produtores de todos os municípios do Vale do Ipanema

Equipamentos agrícolas são distribuidos para os produtores alagoanos

Agricultores familiares de dez municípios do semiárido alagoano  receberão, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco  e do Parnaíba (Codevasf), máquinas, implementos e insumos que irão  contribuir para reforçar sua produção agrícola e aprimorar sua  atividade artesanal. A entrega dos equipamentos e implementos ocorrerá  nesta sexta-feira, 14 de junho, às 14h, em São José da Tapera (AL).

O investimento na aquisição do material totalizou R$ 750 mil, recursos  oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União. Serão  beneficiados agricultores familiares dos municípios de Maravilha, São  José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira,  Carneiros, Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Ouro Branco e Canapi,  todos integrantes do Consórcio para Desenvolvimento da Região do  Ipanema (Condri).

Em São José da Tapera, serão entregues ao Condri implementos agrícolas  como ultrassom veterinário, grade aradora, trator e carreta agrícola,  conjunto debulhador de cereais motor a diesel, conjunto  ensiladeira/picadeira de forragens motor a diesel, entre outros. Além  da agricultura familiar, os artesãos locais também serão beneficiados  com o repasse de máquinas de costura industriais e máquinas de bordado  profissionais.

Segundo o zootecnista da Codevasf, Elias Kleiton, chefe substituto da  Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial e responsável por  acompanhar o repasse dos equipamentos e implementos, a entrega do  material irá fortalecer o artesanato local desses municípios, criando  condições para seja inserido na economia real e trará melhores  condições de trabalho para os agricultores familiares do semiárido  alagoano.

“Investir no artesanato significa estimular o regaste das vocações  regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de  uma mentalidade empreendedora, onde o padrão de qualidade e capacidade  de produção são alguns dos fatores que determinam a aceitação deste  produto no mercado interno ou externo”, destaca.

Kleiton observa ainda que a região de atuação do Condri é composta, em  sua maioria, por produtores e agricultores familiares, que trabalham  com a agricultura e/ou pecuária, mas não têm condições econômicas de  adquirir equipamentos, máquinas e implementos agrícolas, que facilitem  os seus trabalhos diários e aumentem a produtividade. “Como  consequência, os pequenos agricultores evitam plantar as áreas totais  das propriedades ou até mesmo deixam de plantar, por receio de não  conseguirem preparar o solo no período adequado”, explica.

A solenidade de entrega contará com as presenças de dirigentes da  Codevasf, parlamentares, prefeitos dos municípios beneficiados, do  diretor presidente do Condri e prefeito de Poço das Trincheiras, José  Gildo Rodrigues da Silva, de lideranças comunitárias e de agricultores.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário