26/05/2016 11h25

Estado vai distribuir 10 mil mudas de café conilon para produtores do Litoral Norte

Hà possibilidade de investir também na entrega de mudas de café Arábica na região que compreende Viçosa e Mar Vermelho

Cultura do café é a nova aposta do governador Renan Filho para agricultura alagoana

Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura oficializou, nesta segunda-feira (23), um convênio com a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais para a aquisição de 10 mil mudas de café Conilon. O secretário da Agricultura de Alagoas, Alvaro Vasconcelos, disse que a novidade segue uma das maiores prioridades do governador Renan Filho que é a de buscar diversificar a agricultura em todo o Estado.

“A orientação do governador Renan Filho é para que nós busquemos diversificar a agricultura do nosso Estado, e o café Conilon, nesta região do Litoral Norte, deve se adaptar muito bem. No passado, já foram feitos testes na região e ele produziu bem, mas não houve continuidade por causa da cana-de-açúcar que se tornou algo bem mais rentável”, disse o secretário.

O primeiro lote de mudas de café Conilon será destinado ao Litoral Norte do Estado, onde ele se adapta melhor. A princípio, segundo o secretário Alvaro Vasconcelos, as 10 mil mudas serão entregues a assentamentos de pequenos agricultores familiares.

“Os assentamentos de São Luiz do Quitunde e Flexeiras, liderados pela Via do Trabalho, solicitaram essas mudas de café. Pra isso, eu viajei a semana passada a São Paulo e Minas; e lá em Minas consegui a muda de café Conilon. Já conversei com o secretário da Agricultura de Minas Gerais, João Cruz, que me garantiu essas mudas”, afirmou o secretário Alvaro Vasconcelos.

Caso tudo dê certo, a meta da secretaria é poder levar o cultivo do café para mais regiões do Estado, implantando, se necessário, outras variedades.

“Se houver demanda, poderemos implantar o café Arábica em outras regiões do Estado como Viçosa e Mar Vermelho que possuem um clima adequado a essa variedade”, finalizou o secretário alagoano.

Deixe o seu comentário