10/06/2013 12h04

CPLA aprova decisão do governo sobre Plano Safra, mas reforça incentivo à ‘Bolsa Produção’ para agricultura

Plano destina R$ 32 milhões para garantia de fornecimento e distribuição de água

Plano de Safra aumenta produção agrícola

Com o anúncio da presidente Dilma Rousseff sobre o Plano Safra do Seminário, a ser lançado no Nordeste até o final deste mês, pode ser mais uma medida que atenda agricultores familiares do sertão. O grupo de associados da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que residem nessas áreas, serão beneficiados com tal benefício do governo.

O plano prevê, além suspensão da execução da dívida dos produtores da região semiárida, disponibilização de carros-pipa, construção de cisterna, bolsa estiagem e bolsa garantia, como destinar R$ 32 milhões para garantia de fornecimento e distribuição de água.

Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a iniciativa da presidente é bastante admirável, pois demonstra que finalmente as políticas públicas se sensibilizaram com a  problemática de seca que, apesar de nesse momento a situação ser mais delicada, é algo constante no Sertão.

“Mas além desses subsídios, temos que propor o ‘ Bolsa Produção’ para o setor rural. É preciso que haja todo um fomento à assistência técnica, renovação de rebanho, renovação de palma para alimentar o gado e irrigação. A seca tem todo ano, por isso, quanto mais planejamento, mais o homem do campo não sofrerá tanto”, avalia Aldemar.

A nomenclatura Bolsa Produção já vem sendo utilizada por iniciativas advindas das esfera federal, estadual ou minucipal, geralmente para fundos de estímulo à cultura. De qualquer forma, tal valorização à produção rural também deve partir das políticas públicas, de acordo com a CPLA.

TAGS:

Deixe o seu comentário