02/09/2013 8h20

Asplana diz que débitos dos usineiros prejudicam fornecedores de cana

Dívidas dos usineiros estão derrubando o crescimento do setor de cana no Estado

Produtores iniciam colheita de cana preocupados com débitos de usinas

Durante reunião realizada esta semana entre a Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e fornecedores, para tratar da liberação da subvenção da cana e do etanol, o presidente da Asplana, Lourenço Lopes, disse que os débitos dos usineiros estão prejudicando o desenvolvimento do setor da cana no Estado.

Para Lourenço, a falta de pagamento aos plantadores de cana tambem traz dificuldades sociais para o setor, já que muitas pessoas dependem do trabalho nos canaviais. “Temos muitas empresas do setor açucareiro com dificuldade de nos pagar, e isso não tem agradado o setor. Nós vivemos da produção diária de cana, que gera empregos, traz moradias e mantém o homem do campo”, comentou.

Segundo o presidente da Asplana, é preciso que os produtores de etanol entendam a importância do fornecedor de cana para o setor sucroenergético. “As indústrias produzem etanol e recebem pelo que é produzido, mas não nos repassam o pagamento da matéria prima que fornecemos. Nós vivemos de políticas públicas, e o governo vem cumprindo com seu papel. Mas os industriários devem fazer a sua parte”, explicou Lourenço.

TAGS:

Deixe o seu comentário