03/05/2013 8h55

Pindorama reforça parceria com agência de fomento em Alagoas para incentivar produção leiteira

Desenvolve liberou crédito para a aquisição de mais de 200 animais para criadores

Matrizes genéticas estão sendo adquiridas para elevar a produção de leite
A Cooperativa Pindorama, umas das parceiras da Desenvolve – Agência de Fomento em Alagoas, tenta reforçar o seu apoio às políticas de incentivo à bovinocultura leiteira alagoana. Como a agência busca abrir crédito sobre boas práticas de gestão e resultados, ela enxerga o potencial de quem investe em uma cadeia produtiva fortalecida, a exemplo da Cooperativa.

A parceria acontece desde agosto de 2012 entre a Desenvolve e criadores de gado e associações do setor ligadas à Pindorama. “Existia uma demanda não atendida para melhorar a produção dos plantéis. Por isso resolvemos criar linhas de crédito para facilitar a vida dos criadores”, explica Fábio Leão, diretor de desenvolvimento e projetos da agência.

O crédito é feito via financiamento, no qual a Desenvolve disponibilizou mais de 200 animais para os criadores investirem. A Cooperativa Pindorama atua tanto na função de avalista — caso o criador atrase o pagamento das parcelas — como também tendo sua unidade industrial como a compradora direta do leite produzido.

“A taxa de inadimplência é zero. Até agora, tivemos apenas caso de atrasos no pagamento de, no máximo, três meses. Mas mesmo assim, como a Pindorama ficou responsável por cobrir esse atraso, a parceria só gerou resultados positivos”, completa Fábio Leão.

As taxas de juros do financiamento ficam em torno de 1,2% ao mês (inicial), sendo a carência de dois meses e o prazo de quitação pode chegar a 18 meses. Tal facilidade ocorre por conta do baixo nível de burocracia para as negociações. Caso haja renovação de crédito do criador, ele recebe um prêmio de adimplência, além de todo incentivo fruto da parceria Pindorama e Desenvolve.

Até o momento foram beneficiados cerca de 70 criadores de gado ligados à Pindorama, podendo ele ser individual ou vinculado a associações. A Cooperativa vem atuando fortemente no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em Alagoas, principalmente nas regiões do Baixo São Francisco, como no município de Igreja Nova e na estruturação do Perímetro Irrigado do Marituba, zona rural de Penedo.

Deixe o seu comentário