24/07/2012 11h38

Seagri orienta agricultores para uso de adubo orgânico

Atividade ocorre em São Luiz do Quitunde e deve reunir 20 produtores do município

Agricultores realizam plantio de grãos no município de São Luiz do Quitunde
Uma atividade prática de orientação para uso de adubo orgânico em cultivo de citros será realizada nesta terça-feira (24), na comunidade Santa Helena, zona rural do município de São Luiz do Quitunde, a partir das 9h.

Numa iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e da Emater, por meio da Gerência Regional do Litoral Norte, a ação deve reunir cerca de 20 agricultores, que estão entre os beneficiados com o repasse de mudas de citros, feito pela Seagri, ainda em 2011, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Eles cultivam laranja pera, tangerina pokan e limão taiti.

De acordo com a engenheira agrônoma Valdelane Tenório, há 90 dias os agricultores participaram de uma oficina para elaboração do adubo orgânico, produzido a partir de esterco animal, restos vegetais e capim. “Durante esse período, o composto sofreu naturalmente algumas alterações químicas, e somente agora é que está pronto para ser aplicado nas plantas”, explicou Valdelane.

Segundo ela, a produção desse composto, que é rico em nutrientes para melhorar a qualidade do solo, não tem nenhum custo para o agricultor. “Ele apenas dedica sua força de trabalho e iniciativa para melhorar a produção”, completou.

“O entendimento do governador Teotonio Vilela é garantir aos pequenos agricultores melhores condições de produção. Para isso, promovemos a difusão de tecnologia, de novas técnicas de plantio, de beneficiamento. Essas ações têm resultados práticos no dia-a-dia do produtor. Além disso, essa ação também faz parte dos objetivos da Seagri no projeto Alagoas Tem Pressa”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

A atividade prática em São Luiz do Quitunde também conta com apoio da Prefeitura Municipal, da gerente Maria das Graças Ferreira Seixas, da assistente social Cinês Honorato, do agrônomo José Francisco Pereira e dos técnicos locais.

Deixe o seu comentário