31/05/2012 10h59

CPLA comemora Dia Mundial do Leite nesta sexta com ações na Escola Municipal João XXIII

Cooperativa irá montar estrutura com recreação e degustação de bebidas lácteas para os estudantes

 

Comemoração do Dia Mundial do Leite em Alagoas é uma ação da CPLA

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas  (CPLA) vai promover uma ação especial, nesta sexta-feira (01), para marcar as comemorações do Dia Mundial do Leite. Esse ano, a cooperativa escolheu a Escola Municipal João XXIII, no bairro do Jacintinho, para promover um dia diferente. A partir das 9h haverá uma palestra, sob a coordenação de uma nutricionista, direcionada a pais e professores sobre a importância do consumo do leite.

No pátio da escola, a CPLA irá montar uma estrutura com recreação e degustação de bebidas lácteas. O diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, lembrou que o consumo de leite é indispensável a qualquer idade, porém na fase de crescimento é considerado uns dos alimentos mais importantes.

“Em um copo de leite puro consumimos pelo menos oito vitaminas e minerais essenciais a saúde, como o cálcio, proteínas, vitaminas A, D, B12, potássio, fósforo entre outros. Isso mostra o quanto o leite é um alimento completo. Em todas as fazes da vida, o leite, ajuda a construir e manter ossos fortes e a gerar energia nas células do corpo”, afirmou Aldemar Monteiro.

A cooperativa irá distribuir ainda uma cartilha com receitas a base de leite e orientações sobre os benefícios do consumo consciente. A CPLA, que representa aproximadamente 2500 agricultores famílias, está batalhando para incluir as bebidas lácteas na merenda escolar das unidades municipais de Maceió. Com isso, fazer cumprir a lei 11.947/2009, que determina a aquisição de produtos para a alimentação escolar diretamente da agricultura familiar.

Recentemente um estudo do Projeto Nutre Nordeste, que acompanha o cumprimento da lei federal, revelou que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), repassou em 2011, ao município de Maceió, R$ R$ 1.348,182 para merenda escolar. 30% desse recurso deveria ter sido empenhado na compra de alimentos da agricultura familiar, mas o percentual não foi cumprido.

Deixe o seu comentário