21/05/2012 12h45

Cooperados da Pindorama se preparam para plantio da entressafra

Feijão e milhão são as principais culturais que devem ser plantadas pelos produtores

Milho e feijão serão cultivados na entressafra da cana

Assessoria/Pindorama

Com o final colheita da cana-de-açúcar os cooperados da Pindorama se preparam para o plantio da entre safra. Apesar do atraso ocasionado pela escassez de chuvas em Alagoas, até o final de maio deverão ser iniciados os plantios do feijão, do milho e da melancia.

Segundo o técnico agrícola responsável pela Região 1 de Pindorama, Adeilton Lourenço, a estimativa é que se plante de 800 a mil hectares de milho e feijão no cultivo convencional. Já os colonos que fazem o plantio irrigado, devem cultivar cerca de cem hectares. Toda a colheita da entressafra é destinada ao consumo próprio das famílias dos produtores da Cooperativa.

A falta de regularidade nas chuvas fez com que o plantio intercalado, de outras culturas nas áreas de cultivo da cana-de-açúcar, sofresse uma redução esse ano. De acordo com Lourenço apenas o feijão de corda e a melancia deverão ser cultivados em pequena proporção por alguns associados. “O ideal é não plantar grandes quantidades devido o atraso que pode ocorrer na colheita, se isso acontecer próximo ao plantio da safra, vai diminuir o espaço da lavoura da cana”, esclareceu.

Adeilton ainda explicou que boa parte da área do cultivo da cana deve ficar descansando até a época do plantio que é realizado sempre no mês de julho. No Pindorama, já foi iniciada a preparação do solo com a colocação do calcário e o plantio da Catalaria que é uma espécie de leguminosa usada como adubo verde. A planta é uma excelente fixadora de nitrogênio no solo e ajuda a combater os nematóides. A estimativa da Cooperativa é plantar cerca de 2 mil hectares de cana-de-açúcar em 2012.

Deixe o seu comentário