18/11/2013 9h00

Chuvas de outubro e novembro dão novos caminhos à safra de cana da Pindorama

175 mil toneladas já foram esmagadas até a primeira semana de novembro

Boa safra eleva a produção de açúcar e etanol da Usina Pindorama

Iniciada a safra 2013/2014 em sua usina na segunda quinzena de setembro, a diretoria da Cooperativa Pindorama começou a rever o seu planejamento para o período, devido aumento significativo de chuvas que ocorreram no Nordeste nos últimos dois meses.  Antes, a previsão era de uma diminuição do volume de cana esmagada, agora é que repitam os números da safra anterior.

Até a primeira semana de novembro, já foram esmagadas 175 mil toneladas de cana pela usina e o aumento dos índices pluviométricos anunciam melhorias para 2014. “É muito animador esse clima, pois a próxima safra será próspera. Não é comum chover 250 mm no mês de outubro e novembro já começou chovendo, o que é um bom sinal”, avalia o coordenador agrícola da Pindorama, Robson Santos.

Contudo, para a diretoria rever valores será fundamental para o setor sucroenergético. “O verão 2013/2014 está sendo bastante favorável. Mas não podemos esquecer que vivemos uma crise de custos, em que o preço do açúcar e do etanol não se equaliza. A única saída para nós foi rever processos e enxugar o orçamento”, alertou Klécio Santos, presidente da cooperativa.

Com a estruturação para se adequar ao planejamento da safra desse ano – que já anunciava diminuições significativas – a Pindorama deixou de contratar cerca de 300 pessoas para trabalhar durante o período.

Deixe o seu comentário