03/09/2013 10h35

ViraVida realiza Seminário Estadual

O evento foi realizado no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, unidade do Senai localizada no bairro do Poço.

 
Incentivo à diversidade cultural
A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), promoveu, no último dia 23, o primeiro Seminário  Estadual, com o tema “O poder jovem: Inovar e transformar”. O evento foi realizado no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, unidade do Senai localizada no bairro do Poço.
O objetivo é fortalecer a troca de experiências, proporcionar debates e estimular a criatividade, protagonismo e inclusão produtiva dos jovens do ViraVida, uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, que tem como parceiros diversas entidades, entre elas, Senai, Senac, Sesc, Sebrae, Sest, Senat, Senar e  Sescoop.
Na oportunidade, os alunos do programa se dividiram em grupos e realizaram apresentações, tendo como temática o poder do jovem na comunidade e a sua participação efetiva em movimentos sociais, lutas e conquistas. Os temas abordados foram “Jovem, beleza e arte”; “Jovem e influência em políticas públicas”; “Jovem e drogadição”; “Jovem, comunidade e família”; e “Jovem e respeito à diversidade”.
“As apresentações foram avaliadas por uma comissão julgadora. O grupo vencedor foi ‘Jovem e Drogadição’, que concorrerá com os demais vencedores estaduais, podendo se apresentar no Seminário Nacional de Brasília”, explica a   analista do projeto ViraVida em Alagoas, Fernanda Ferreira da Silva. No total, estão sendo realizados 16 seminários em 15 estados brasileiros.
“Queremos alertar sobre os malefícios que o uso de narcóticos causa no corpo e na mente, e levar as pessoas a refletirem sobre a importância de dizer não às drogas, mostrando a realidade de muitas vidas que acabam se perdendo”, destaca a aluna D. R. D, integrante da equipe vencedora.
Visando aprofundar ainda mais a temática do Seminário e discutir propostas e ações focadas nas apresentações, também foram realizados painéis de discussão, onde os alunos, juntamente com profissionais convidados, desenvolveram os temas abordados nas apresentações.
O seminário é preparatório para o encontro nacional, que ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, em Brasília-DF. Com o mesmo tema do evento regional, o Seminário Nacional reunirá cerca de 500 alunos, além de técnicos, coordenadores e representantes do Sistema S, governo, entidades públicas, privadas e não governamentais de todo o País.
O seminário foi encerrado com a leitura da Carta de Intenção, que foi consolidada a partir de propostas formuladas pelos alunos, que defendem o protagonismo dos jovens na luta por seus direitos e a garantia da representação juvenil em políticas públicas destinadas a eles.
Prestigiaram o evento a assessora de projetos do Conselho Nacional do Sesi  Roberta Nacfur, que representou o presidente do Conselho Nacional do Sesi e fundador do projeto Viravida, Jair Meneguelli; o diretor 1° secretário da Fiea, Alberto Cabús, que representou o presidente da Fiea e diretor regional do Sesi, José Carlos Lyra de Andrade; a gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Betânia Toledo; o doutor em Políticas Públicas e professor da Universidade de Brasília (UNB), Paulo Kramer; a superintendente de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Paz ( Sepaz), Maria Luiza Sampaioa advogada do Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos de Alagoas, Kessiana Xavier Lopes; representantes de instituições parceiras e familiares dos alunos.
TAGS:

Deixe o seu comentário