26/08/2013 16h05

Sistema de informações alagoano é finalista do prêmio nacional

Portal Alagoas em Dados e Informações foi o único do Nordeste a chegar às finais da competição, realizada no Conip 2013

Portal Alagoas em Dados e Informações é reconhecido nacionalmente

Henrique Pereira

O Portal Alagoas em Dados e Informações, principal plataforma virtual com dados socioeconômicos do Estado, chegou às finais do Prêmio de Excelência, promovido durante a 19ª edição do Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip), que aconteceu na cidade de São Paulo. O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira (21), e concedeu ao projeto Inteligência Artificial para Identificação de Pessoas Desaparecidas, coordenado pelo Governo de Minas Gerais, o prêmio de melhor iniciativa de 2013.

Ao lado dos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e do Distrito Federal, o portal alagoano foi o único do Nordeste que conseguiu chegar à última fase da competição. Além do prêmio Conip de Excelência 2013, o Portal Alagoas em Dados e Informações, por decisão dos jurados, passou a concorrer na categoria Sistemas de Informações Gerenciais e Geográficas, onde inicialmente estava concorrendo na categoria Fortalecimento da Cidadania.

Para o superintendente da Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Thiago Avila, chegar às finais foi um grande prêmio para Alagoas, no que se refere ao reconhecimento da ferramenta.

“A importância de o Portal ter chegado até a última fase consiste num grande reconhecimento em nível nacional desta iniciativa de Alagoas. Trata-se também de um incentivo para que o nosso Estado continue avançando no que tange ao cumprimento da Lei de Acesso a Informação e, consequentemente, a melhoria de dados e informações sobre a realidade alagoana”, afirmou Thiago Ávila sobre a participação de Alagoas no evento, que premiou os melhores projetos que utilizam a tecnologia da informação para aprimorar a relação entre a administração governamental e os cidadãos. 

O prêmio e o congresso foram idealizados pelo Instituto de Estudos de Tecnologias e Inovação para a Gestão Pública (ITIP) e pela ExcelenTI. A organização do encontro ficou por conta da Informa Telecoms & Media Latin America.

TAGS:

Deixe o seu comentário