05/07/2013 14h29

Economista alagoana lança guia de educação financeira

Guia de Educação Financeira – Para Uma Vida Melhor” que aborda o tema de forma simples, prática e dinâmica em 56 páginas

Economista Josi Gomes Barros

Crédito fácil, fortes apelos ao consumo e o analfabetismo financeiro são os ingredientes básicos responsáveis pelo endividamento das famílias brasileiras, que atingiu em junho de 2013 o percentual de 63%, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC). Há 17 anos atuando como consultora, a economista alagoana Josi Gomes Barros elaborou o “Guia de Educação Financeira – Para Uma Vida Melhor” que aborda o tema de forma simples, prática e dinâmica em 56 páginas de leitura agradável e reflexiva.

De acordo com a autora, independente da classe social ou do poder aquisitivo, ao longo dos anos de experiência ela acompanhou muitos danos causados a indivíduos que não conseguem ter uma relação harmoniosa com o dinheiro ou não fazem uso consciente dos recursos disponíveis.

“O guia visa à reflexão e uma tomada de decisão sobre o uso responsável do dinheiro e outros recursos disponíveis, uma vez que as gerações futuras dependem das nossas escolhas. A educação financeira deve ser disseminada desde os nossos primeiros anos de vida para que possamos ter qualidade de vida e garantir um mundo sustentável”, destacou Josi Gomes Barros.

O guia está dividido em 11 capítulos: administrando o orçamento, participação da família, formas de pagamento, fatura de cartão de crédito, noções básicas de juros, código de defesa do consumidor, quando procurar o PROCON, dúvidas freqüentes, não vale a pena se endividar, a importância de poupar e a prática.

Além do livro, a experiência da autora como consultora a levou a transformar o guia em um programa de educação financeira para organizações. O programa é implantado nas empresas pela equipe conceituada da CAB Consultores, composta por 30 funcionários. Josi Gomes Barros também realiza palestras sobre o tema.

“Implantar um programa de educação financeira em uma empresa é sinônimo de responsabilidade social. É ter a certeza de que os gestores estão preocupados com o bem estar dos seus colaboradores, além disso, é uma ferramenta para manter talentos, tendo em vista que é alto o número de colaboradores que deixam as empresas onde trabalham porque estão endividados e a demissão é a única alternativa encontrada para resolver os problemas financeiros”, explicou a autora.

A AUTORA

Josi Gomes Barros é graduada em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Direito pela Faculdade Alagoana de Administração (FAA-IESA), especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e sócia da CAB Consultores Associados do Brasil desde 1996.

COMO ADQUIRIR O LIVRO

Inicialmente o guia pode ser adquirido no escritório da CAB Consultores, localizado no Rua Engenheiro Mário de Gusmão, 160 – Galeria do Hotel Tambaqui, Ponta Verde, Maceió, Alagoas. Outras informações pelo telefone (82) 3231-6096 ou pelo e-mail: cab@cabconsultores.com.br.

Deixe o seu comentário