04/10/2020 16h38

Maceió Rosa: lives discutem o combate ao câncer de mama

No dia 5, palestra abordará os impactos da pandemia no rastreamento doença

Campanha Maceió-Rosa-2020

Iniciada no dia 1º de outubro com o tema “O cuidado é transformador”, a Campanha Maceió Rosa, da Prefeitura de Maceió, ganhou uma programação adaptada aos protocolos de atenção e cuidados estabelecidos em decorrência da Pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nesta segunda-feira (5), no canal do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no YouTube (Codim Maceió), a supervisora de Condições Especiais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fala sobre os Impactos da pandemia no rastreamento do câncer de mama.

Outras duas lives serão realizadas ainda este mês: no dia 9, pelo YouTube, as palestrantes Andrea Barbosa, gerente de Atenção de Doenças Crônicas, e Sandra Torres, da Coordenação de Atenção Especializada, ambas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), falam sobre as Linhas de Cuidado: Interfaces ao Câncer de Mama. Já no dia 13, será a vez de Myrtha Jeanne Mesquita Nunes, presidente da Casa Rosa, e Marina Toledo, presidente do Codim, falarem sobre a Apecan Casa Rosa, no Instagram (@codim.maceio).

A campanha também manterá a mobilização para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, especialmente nas unidades de saúde, e por meios eletrônicos. O Dia Rosa, 23 de outubro, terá ações no Centro de Maceió com a oferta de encaminhamentos para a realização do exame de mamografia e testes rápidos. As academias públicas, no bairro da Jatiúca e no Feitosa, também receberão atividades, além de lives que serão promovidas com o tema da campanha.

Maceió Rosa

Desde que foi instituída, em 2014, a campanha municipal Maceió Rosa promove o autocuidado, a realização de exames de detecção da doença (mamografia) para mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, nos equipamentos da rede pública de saúde. Além disso, a campanha dá apoio a instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama, oferecendo suporte às pacientes durante o tratamento da doença em Maceió. Este ano, participam da campanha as ONGs Casa Rosa e Grupo de Mama Renascer.

TAGS:

Deixe o seu comentário