21/06/2012 12h49

Secretários dos 26 estados brasileiros discutem políticas tributárias em Maceió

Evento ocorre no Hotel Radisson; é a reunião do 146º Conselho Nacional de Política Fazendária

Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária em Maceió
 

Waldson Costa/Sefaz

Secretários de Finanças e Fazenda dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal estão reunidos, até a sexta-feira (22), no Hotel Radisson, em Maceió, participando do 146˚ Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), onde discutem questões referente às políticas tributárias adotadas no país. Na ocasião, o secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, Mauricio Acioli Toledo, anfitrião do 146˚ Confaz, deu as boas vindas aos demais secretários e equipes de finanças dos estados da federação brasileira e agradeceu a participação dos gestores na reunião que acontece na capital alagoana.

“Agradeço o empenho de todos para que o Confaz aconteça em Alagoas e desejo aos secretários e as equipes técnicas sabedoria e equilíbrio para que as decisões aqui tomadas sejam balanceadas a favor de todos os estados brasileiros”, disse Mauricio Acioli Toledo.

No encontro de caráter técnico, que visa promover o aperfeiçoamento do federalismo fiscal e a harmonização tributária entre os Estados da Federação, são discutidas questões tributárias referentes ao ICMS, procedimentos operacionais a serem observados pelos contribuintes, assim como, a fixação da política de Dívida Pública Interna e Externa, avaliada em colaboração com o Conselho Monetário Nacional (CMN).

Realizadas trimestralmente, as reuniões ordinárias do Confaz com os secretários estaduais são presididas por representantes do Ministério da Fazenda, e contam com a participação de integrantes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da Secretaria da Receita Federal (SRF) e da Secretaria do tesouro Nacional (STN).

As Secretarias de Fazenda de todos os Estados mantêm uma Comissão Técnica Permanente (Cotepe), que se reúne regularmente, com o objetivo de discutir temas tributários de interesse comum, e específicos de Estado,  para que possam ser decididos nas reuniões periódicas.
O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), constituído pelos Secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação de cada Estado e Distrito Federal e pelo Ministro de Estado da Fazenda, é um órgão deliberativo instituído em decorrência de preceitos previstos na Constituição Federal, com a missão maior de promover o aperfeiçoamento do federalismo fiscal e a harmonização tributária entre os Estados da Federação.

TAGS:

Deixe o seu comentário