18/06/2012 9h18

Alagoas terá biofábrica para produção e multiplicação de sementes e mudas

Seagri garantiu junto ao BNDES R$ 1,5 milhão para a iniciativa, que vai beneficiar agricultores familiares

Palma será uma das culturas beneficiadas pela biofábrica

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) garantiu, junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), R$ 1,5 milhão para instalação de uma biofábrica, composta por laboratório e estufa, para produção e multiplicação de sementes e mudas.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho, a unidade vai beneficiar agricultores familiares de todas as regiões, mas principalmente da Bacia Leiteira e do Sertão. “A unidade vai realizar pesquisa agropecuária e produzir sementes de palma forrageira, sorgo e leucena, que serão repassadas aos agricultores para composição dos bancos de forragens, além de mudas de árvores e frutas”, detalhou o secretário, que participou da elaboração do projeto e das reuniões com o BNDES.
“Por determinação do governador Teotonio Vilela, a Seagri está ao lado dos agricultores familiares, seja com programas de agregação de valor à produção, de inclusão produtiva, de abertura de mercado ou de difusão de tecnologia. Sabemos que a instalação dessa biofábrica vai trazer benefícios para o dia-a-dia das famílias do campo”, completou o secretário.

 Seca

Segundo ele, essa é uma ação estruturante de longo prazo para minimizar os efeitos das estiagens, uma vez que, com o repasse das sementes de palma e sorgo, os agricultores vão compor seus bancos de forragens e garantir alimento para o gado, mesmo quando não houver chuvas regulares.
“Estamos numa região suscetível a secas prolongadas, por isso, temos que aprender a conviver com elas. Uma das formas é com tecnologia e prevenção. No caso dos bancos de forragens, eles garantem alimento ao gado e, assim, o criador não precisa se desfazer de seus animais. O animal é um bem e uma fonte de renda para os produtores”, explicou José Marinho.

TAGS:

Deixe o seu comentário