Há 16 anos trabalhando educação ambiental em Alagoas, o Instituto Lagoa Viva (ILV) contabiliza em 2017 um avanço em suas ações educacionais junto às escolas e municípios alagoanos . Foram realizados 270 (duzentos e setenta) Projetos de Intervenção e Integração Escola/Comunidade (PIIC), desenvolvidos em escolas de 35 municípios. Todo esse material foi apresentado nos Encontros Regionais de Educação Ambiental Lagoa Viva (EREA) realizados nas quatro regiões de atuação do ILV e constituem importante base para as ações de 2018.
Os EREAs foram realizados nas cidades de Coruripe, Limoeiro de Anadia, Maceió e Atalaia entre 22 de setembro e 09 de novembro passados, numa programação que incluía reunião com as escolas participes do Programa Lagoa Viva, instituições parceiras e representantes da sociedade civil. A proposta era apresentar e discutir os projetos já desenvolvidos e/ou sugeridos por estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar e suas interferências na realidade socioambiental de cada região.
Os temas apresentados foram diversos e variados, todos tendo sempre como fio condutor a união entre teoria e prática da educação ambiental, a exemplo dos temas expostos: “Resíduos sólidos recicláveis, reaproveitáveis e coleta seletiva”, da Escola Municipal Heckel Tavares, “A terra pede socorro”, da Escola Municipal Professora Irene Francisco Lopes, ou a “Horta orgânica: Alimentação saudável e qualidade de vida”, da Escola Municipal José Nunes da Silva.
Para a presidente do Instituto Lagoa Viva, professora Lenice Moraes, o número de escolas e projetos apresentados evidencia o fortalecimento do Programa de Educação Ambiental, ampliando a formação de multiplicadores dentro das escolas e nas comunidades , com a inserção de alunos , professores e pais nos problemas ambientais das comunidades onde eles vivem , estudam e trabalham .
“O ano de 2017 teve um resultado bastante gratificante, Tivemos uma participação expressiva de escolas e alunos, alcançando o item 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [promovidos pela Organização das Nações Unidas], ‘Educação de Qualidade’, com aproximadamente 270 projetos de Intervenção e Integração Escola Comunidade. Também tive mos uma participação maior de gestores públicos, da comunidade, cooperativas de coleta seletiva de resíduos sólidos e associações comunitárias”, afirmou Lenice.
“O local mais apropriado para trabalharmos as mudanças no comportamento da sociedade e fomentar uma atuação cidadã é na escola. O fato deste trabalho permitir unir teoria em sala de aula às práticas da vida cotidiana, é de grande impacto educacional e social”, defendeu Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem.