30/06/2016 13h26

Campanha da Fecomércio AL para o Dia dos Namorados recebe prêmio internacional

Agência alagoana Six Propaganda levou ouro na categoria Campanha de Outdoor no Prêmio Lusos, em Lisboa

 

Outdoor com a campanha espalhado pela cidade

A campanha Dia dos Namorados Fecomércio-AL, elaborada pela Six Propaganda, acaba de levar ouro na categoria Campanha de Outdoor no Prêmio Lusos, o maior festival de publicidade da língua portuguesa, sediado em Lisboa, Portugal. Este é o maior prêmio da história da agência e o mais importante que a publicidade alagoana já recebeu.

Tudo começou com um pedido da Fecomércio-AL para fomentar o consumo no Dia dos Namorados. Assim, nas vésperas da data, foram espalhados 17 outdoors diferentes em forma de teasers pela cidade, com frases como “Aline, abre o olho, seu marido quer outra” e “Carlos, sua noiva tá atrás de outro”. Os alertas, que traziam alguns dos nomes mais comuns entre os maceioenses e eram assinados por um misterioso “quem avisa amigo é”, ganharam as redes sociais em pouco tempo. Os compartilhamentos das fotos nos grupos do WhatsApp, no Facebook e no Instagram repercutiram regional e nacionalmente, alcançando milhares de pessoas que curtiram, comentaram e replicaram as mensagens.

Após sete dias do lançamento dos teasers, começou a segunda etapa da campanha. Nela, foi revelada a verdadeira intenção da brincadeira, assim como a autoria da Fecomércio-AL. Nos espaços em branco dos outdoors foram coladas imagens de produtos que, segundo pesquisa do IFEPD, eram os mais pedidos na data, mudando totalmente o sentido da mensagem. Assim, passamos a ler “Aline, abre o olho, seu marido quer outra camisa” e “Carlos, sua noiva tá atrás de outro perfume”. A assinatura “quem avisa amigo é” transformou-se numa hastag para impulsionar as postagens nas redes sociais e deu lugar à frase “depois não diz que a gente não avisou”. A marca da Fecomércio-AL passou a assinar as peças acompanhada do slogan “Amiga do comércio de Alagoas”.

Também foi desenvolvido um site na web para que as pessoas pudessem colocar o nome de um amigo no post e enviar a brincadeira pelo WhatsApp, Instagram ou Facebook. Além disso, a segunda fase da campanha contou com spot nas principais rádios de Alagoas e cartazes no interior do estado.

Como resultado, a imagem institucional da Fecomércio-AL saiu fortalecida e houve um aumento de 6% nas vendas do comércio em relação ao ano anterior, mesmo em meio à crise. E a Six foi premiada em um festival no qual concorreram agências de grande porte, como a Ogilvy e FCB Lisboa, de Portugal, a J. Walter Thompson, Wunderman e MullenLowe, do Brasil, a moçambicana Unuba Y&R, dentre outras.

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