21/10/2014 11h36

Codevas leva água do Canal do Sertão para assentamentos da reforma agrária

Projetos serão apresentados aos assentados na quarta-feira, 22 de outubro, pelo diretor de Revitalização das Bacias Hidrográfica da Codevasf

Canal do Sertão

Cerca de 465 agricultores familiares assentados no município de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas, conhecerão na quarta-feira, 22 de outubro, às 9 horas, os primeiros projetos de abastecimento com água do Canal do Sertão alagoano elaborados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Em uma reunião, que será realizada no Assentamento Maria Cristina, na Agrovila II, o diretor de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta, fará um exposição dos projetos recentemente concluídos e entregues à companhia pela empresa Cohidro, contratada pela Codevasf para estudo e elaboração dos projetos básicos.

 Além do diretor da Codevasf, de lideranças e dos agricultores assentados, também participarão da apresentação dos projetos representantes do Incra, do Governo de Alagoas, da Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia, lideranças e representantes da Coordenação Estadual do Movimento Sem Terra, entre outros.

Os projetos que serão apresentados na quarta-feira (22) atenderão aos agricultores familiares dos assentamentos Maria Cristina I, Maria Cristina II e Maria Cristina III e do assentamento Areias do Moxotó. Os projetos contemplam o abastecimento de água tanto para consumo humano, como para aproveitamento hidroagrícola.

No caso dos projetos de abastecimento para aproveitamentos hidroagrícola, chamados de “Quintais Produtivos”, os lotes das famílias beneficiadas devem ter até 2 mil m2 e contarão com água diretamente do Canal do Sertão alagoano, além de receber da Codevasf, após a conclusão das obras, kits de irrigação para produção de alimentos. Já para o abastecimento humano, a água será retirada da Adutora em Barragem Leste da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em Delmiro Gouveia.

 

Essas são as primeiras comunidades beneficiadas com a finalização dos projetos de abastecimento de água num total de cento e duas, entre assentamentos, agrovilas e povoados ao longo Canal do Sertão alagoano nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca, que serão beneficiadas por esta ação da Codevasf. Para isso, a companhia está investindo cerca de R$ 1,8 milhões. Após a conclusão de cada um dos projetos, a Codevasf fará licitação para contratar a implantação dos sistemas de abastecimento de água.

 

 

SERVIÇO

O QUE É:  Apresentação dos primeiros projetos de abastecimento com água do Canal do Sertão alagoano para assentamentos da reforma agrária em Delmiro Gouveia (AL)

QUANDO: Quarta-feira, 22 de outubro, às 09 horas

ONDE: Assentamento Maria Cristina, na Agrovila II em Delmiro Gouveia (AL)

Deixe o seu comentário