05/05/2019 10h50

Deputado estadual Inácio Loiola promove nesta segunda audiência pública sobre o Canal do Sertão

Fetag vai participar do debate apresentando propostas sobre o uso racional e a gestão da água e sua funcionalidade em prol dos pequenos produtores da região

Canal do Sertão já deveria está beneficiando os alagoanos

O deputado estadual Inácio Loiola (PDT) convida os alagoanos, sobretudo, a população do sertão, para a audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira, 06, às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado, para o debate sobre a atual situação do Canal do Sertão e sua respectiva funcionalidade para os municípios. A iniciativa, de autoria do parlamentar, busca promover o diálogo e a construção de projetos concretos para o uso racional e sustentável das águas do Canal do Sertão.

Inácio Loiola considera fundamental a discussão envolvendo os poderes públicos em nível estadual e municipal, as ONG’s, as instituições dos produtores e trabalhadores rurais e os moradores da região que deverão ser beneficiados pelas águas do Canal do Sertão. É uma obra aguardada há bastante tempo pelos sertanejos e pela população do agreste, porque distribuirá água pelos vários municípios sertanejos até a capital do agreste, a cidade de Arapiraca.

Ele ainda acredita que a audiência pública possa ser um instrumento de impulso à realização de obras complementares ao uso das águas. “É preciso dar utilidade a água do canal a partir de projetos de irrigação para o cultivo de hortifrutigranjeiros e para o consumo de animais e de moradores”.

O que não pode continuar a ocorrer, adverte o deputado estadual, é o desperdício de água no canal a céu aberto provocado pela evaporação, e o uso sem nenhum controle de carro-pipa.

O Governo do Estado precisa apresentar projetos consistentes de irrigação e do aproveitamento da água, porque estaria ajudando a economia da região com a produção e a geração de emprego e renda. “Quem sabe se não poderíamos transformar o sertão alagoano em uma promissora Califórnia produzindo frutas e verduras mobilizando os pequenos agricultores”, declara, acrescentando, “é preciso fazer algo”. O Parlamento Alagoano está procurando colaborar com a proposição de ideias e projetos.

 

Fetag

A Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag/AL) realizou na quinta-feira (02), em Inhapi, um encontro com os Sindicatos Rurais para discutir sobre a gestão do Canal do Sertão.

“Definimos os pontos da pauta para a audiência, que será 100% sobre a discussão da gestão do Canal. Entre os pontos estão os eixos da outorga, sobre o uso da água, a manutenção do canal, as questões ambientais e agrárias envolvidas”, explica do secretário de Políticas Agrárias da Fetag/AL, Robério Oliveira.

A visita, que teve início ainda na manhã, se estendeu pela tarde. No momento, a comitiva de dirigentes da Fetag/AL esteve presente na propriedade do agricultor José Matias, que vive às margens do Canal do Sertão. “O canal tem que atender à agricultura familiar e das questões agrícolas na região. Por isso, iremos lutar para que no local possa ser feito um ordenamento agrário, além de buscar crédito para produção e comercialização para os agricultores”, atenta Robério.

Além dos dirigentes da Fetag/AL, participaram do encontro os sindicatos do Alto Sertão: de Piranhas, Olho D’Água do Casado, Delmiro Gouveia, Inhapi, Canapi, Mata Grande e Água Branca; da Bacia Leiteira: São José da Tapera e Olho D’Água das Flores; e do Médio Sertão: de Senador Rui Palmeira, Ouro Branco, Santana do Ipanema e Dois Riachos. O deputado estadual Davi Maia também esteve presente no encontro.

-

 

 

Deixe o seu comentário