18/12/2019 11h28

Fecomércio e Consulado argentino assinam protocolo de intenções para criar Câmara de Comércio

Pequenos empresários, distribuidores e atacadistas têm opção de importar produtos da Argentina do Porto de Suape

Cônsul da Argentina, Alejandro Funes, e o presidente do Fecomécio, Gilton Lima, assinam parceria para fomentar negócios entre Alagoas e Argentina

Vinho, uva passa, azeite, azeitona, entre outros produtos argentinos, podem ser adquiridos por qualquer empresário de Alagoas. Hoje (16), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e o Consulado da Argentina, em Recife, assinaram o protocolo de intenções com o objetivo de criar a Câmara de Comércio e Turismo Brasil Argentina, em Alagoas. O momento contou a presença do cônsul da Argentina, em Recife, Alejando Funes Lastra.

O documento foi assinado pelos presidentes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Gilton Lima; do Sincadeal, Valdomiro Feitosa; e do Sirecom, Arthur Guillou, além do cônsul da Argentina, em Recife, Alejando Funes Lastra, que esteve pela terceira vez na Federação. Lima destacou que o trabalho de importação com a Argentina foi iniciado pela Fecomércio há um ano e que será dado continuidade.

Conforme o consultor da Fecomércio, Luizandré Barreto, a logística de compra de produtos do Sul é complexa e tem uma alta carga tributária, fazendo com que os empresários tenham que ter incentivos fiscais para diminuir esse custo. Segundo Barreto, ainda tem o custo terrestre que é elevado. “Então, a embaixada criou um programa que faz com que os exportadores argentinos deixem suas mercadorias inter prostradas no Porto de Suape. Essa mercadoria não é nacionalizada, ou seja, não são pagos os impostos. Ao invés do pequeno supermercado, atacadista ou distribuidor comprar um contêiner de uva passa, eles podem comprar um terço de uva passa que já está no porto. Isso facilita muito a vida do empresário”, explicou.

Barreto colocou que uma das primeiras funções que gostaria, a partir da Câmara, é trazer o Tecom para Alagoas para que possa explicar junto ao Sindicato o que é a operação. Segundo ele, a compra ocorre sem a bitributação, sem a diferença de impostos que são grandes do Sul para o Nordeste. “Os exportadores argentinos estão fazendo esse fluxo justamente para facilitar as compras dos empresários do segmento de alimentos”, comentou.

A deputada estadual Jó Pereira, integrante da Câmara, participou do momento e lembrou que o setor já obteve algumas conquistas, fazendo referência ao trabalho desempenhado entre a Fecomércio e a Frente Parlamentar, da qual ela preside. “Somos uma trincheira em defesa do Comércio. Toda legislação que chega na Casa é um trabalho

conjunto com a assessoria jurídica da Fecomércio. Nós fazemos uma interlocução da legislação colocada na Casa com relação aos interesses do comércio. Atendemos os interesses do comércio, mas sem deixar de visualizar o interesse coletivo”, afirmou.

De acordo com Jó, é possível proporcionar avanços legislativos que torne ainda mais fértil o ambiente de negócios para a importação em Alagoas. Para a parlamentar, o momento é extremamente propício. Ela citou que a economia deve voltar a crescer, conforme os indicadores divulgados. “Como Alagoas é um estado em que 70% do PIB vem do comércio, e isso é histórico, esse protagonismo vai fazer com que possamos avançar. O setor é o maior empregador, disponibiliza emprego e renda no Estado”, disse.

Na oportunidade, a deputada parabenizou todos os atacadistas alagoanos por ter conseguido consolidar a rede de distribuição. Segundo a parlamentar, trata-se de uma rede formada e organizada que tem condições de trazer a importação não apenas para atender o mercado de Alagoas, mas também o mercado no entorno pela localização geográfica privilegiada. “É muito importante que a gente tenha isso em mente que a gente possa buscar isso e amplie essa Câmara de Comércio não só para Argentina, mas que seja uma Câmara com a América Latina”, pontuou. Ela lembrou ainda que outro ponto positivo é o fato de Alagoas possuir hoje a segunda melhor malha viária do Brasil.

Participaram da assinatura do protocolo de intenção os presidentes do Sindilojas União, Adeildo Sotero, do Sindilojas Penedo, Ana Luiza Soares, vice-presidente do Sincofarma, José Carlos, o diretor do Sincadeal, Aldo Nobre, o conselheiro fiscal da Fecomércio, Manoel Baia, e a diretora Regional do Senac, Telma Ribeiro.

Os empresários interessados podem aderir ao Programa de Importação, encabeçado pela Fecomércio. Mais informações: 3026-7200.

TAGS:

Deixe o seu comentário