22/06/2019 12h24

Fecomércio e BNB assinarão convênio para facilitar acesso ao crédito

Após assinatura em âmbito nacional, a iniciativa será oficializa nos estados. Assinatura acontecerá na solenidade do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa 2019

Presidente do Fecomércio , Wilton Malta, e superintendente do BNB, Pedro Ermírio Freitas, assinam termos de cooperação de incentivo ao comércio

Reconhecer as iniciativas de sucesso é o objetivo do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa 2019, que será realizado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na próxima quarta-feira (26), às 9h, no auditório da Casa da Indústria. Os premiados foram escolhidos dentre os clientes financiados por meio das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e, durante a solenidade, será assinado um convênio entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio AL) e o Banco do Nordeste em Alagoas (BNB).

Esta assinatura resulta de uma iniciativa entre a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o BNB. As entidades firmaram um convênio que visa ampliar a oferta de linhas de crédito a empresas do setor no Nordeste e nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O documento foi assinado no dia 16 de maio, durante o 35° Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, e o presidente do BNB, Romildo Rolim, além do vice-presidente Administrativo da CNC, Luiz Gastão Bittencourt.

Nos Estados, a iniciativa será oficializa entre as Federações do Comércio e as superintendências regionais. Em Alagoas, durante a solenidade de entrega da premiação, assinarão o documento o presidente Fecomércio AL, Wilton Malta, e o superintendente do BNB em Alagoas, Pedro Ermídio Freitas.

O QUE PREVÊ O ACORDO

O termo assinado prevê tanto maior facilidade na concessão de crédito às empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo nas regiões em que o BNB atua, quanto uma parceria entre as duas organizações para potencializar os resultados dessas aplicações. Dentro dessa perspectiva, estão previstas ações como encontros e capacitações, com o objetivo de desburocratizar o crédito e o incentivo aos institutos de pesquisa ligados às federações do comércio para executar estudos relacionados com o assunto.

O presidente do BNB, Romildo Rolim, enfatizou a importância do microcrédito, de atender a micro, pequenas e médias empresas para fomentar a economia e falou sobre o trabalho que o BNB vem desenvolvendo nessa área, em que fez aplicação recorde no ano passado. “A gente só consegue fazer com que essas aplicações sejam eficientes firmando parcerias como essa, que permitem que a gente realize esse trabalho cada vez mais e melhor”, avaliou.

Sobre a parceria, Luiz Gastão Bittencourt lembrou a orientação de José Roberto Tadros à frente da Confederação sobre a necessidade de fortalecer não apenas as organizações representativas, mas também as próprias empresas. Ele frisou o potencial transformador da iniciativa: “Mais do que acesso ao crédito, o convênio prevê uma governança em que, através da CNC e do BNB, haverá um acompanhamento das ações, analisando que pontos podem ser melhorados na concessão de crédito”.

Deixe o seu comentário