15/02/2016 7h54

Empresários do comércio estão mais confiantes na economia

Indicador de investimentos também apresentou aumento

 

A pesquisa que mensura o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió, realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento de Alagoas (IFEPD/AL), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstra que em janeiro houve aumento de 5,25% na confiança em relação às condições econômicas atuais.

 Também teve melhora no índice de investimentos do empresário do comércio, que aumentou 0,97%. Isto significa que, no plano do curto prazo, o mercado sinalizou boas vendas em janeiro, com um aumento mínimo na contratação de funcionários, de investimentos na infraestrutura e em novos estoques.

“O indicador de investimentos tenta perceber a sinalização do empresário sobre investimentos no curto a médio prazo na economia, para isso, são investigados a necessidade de contratação de funcionários, indicando que a demanda por seus produtos está aumentando; e correlacionando o nível de investimento na empresa e nos estoques, pois estoques altos significam menos investimentos”, explica Felippe Rocha, assessor econômico da Fecomércio AL.

Entretanto, no tocante às expectativas futuras, que tenta estimar a sensibilidade do empresário sobre o médio prazo (seis meses em diante) e sua análise sobre a economia brasileira, o indicador apresentou uma redução de -5,30% quando comparado a dezembro.

De acordo com o especialista, como o período de médio a longo prazo é incerto, os empresários normalmente costumam sinalizar de forma mais negativa, mas como a pesquisa foi realizada antes do pronunciamento do então Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, sobre o estímulo ao consumo com taxas reduzidas para determinados produtos, “é possível inferir que, com a taxa média de endividamento do consumidor alagoano girando em torno de 27,7% da sua renda e abaixo do limite máximo considerado prudente, que é de 35%,  espera-se que este pacote estimule o consumo; um dos fatores do crescimento da economia. Uma vez estimulado, o consumo promove uma retomada de oportunidades, seja de empregos ou de investimentos da indústria, tão importante para o comércio”.

Comércio varejista aposta no aumento das vendas

PANORAMA

A pesquisa sobre o nível de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió serve de termômetro das atividades de vendas e investimentos do comércio, seja na aquisição de estoques, abertura de novas lojas ou na contratação de funcionários temporários. Assim como a pesquisa de endividamento das famílias de Maceió, esta pesquisa é realizada nos 10 últimos dias antecedentes do mês vigente, para que seja possível ter uma ideia das expectativas dos empresários em suas tomadas de decisões para o mês seguinte.

Como já divulgado recentemente pelo Instituto Fecomércio, as vendas de dezembro de 2015, foram melhores e/ou iguais para 58,3% dos empresários dos mais diversos segmentos empresariais de Maceió em comparação a dezembro de 2014, o que ajudou a aumentar a confiança do empresário no mês de dezembro (84,7). No início do ano, houve uma pequena redução nas expectativas de novos investimentos e contratação de funcionários em -1,65% no geral (83,3).

“É muito importante entendermos esse índice, pois ele demonstra a sensibilidade do empresário sobre o mercado, já que, como a demanda dos consumidores determina a oferta ou a retomada de investimentos dos empresários e, é o próprio comerciante que visualiza em seu dia a dia o aumento ou retração de consumidores em suas lojas, é ele também [o empresário], que ditará a retomada da indústria dado o aumento do consumo em seus espaços de vendas”, explica o economista.

Deixe o seu comentário