19/06/2014 9h29

Portal Alagoas em Dados é apresentado na Fecomércio

Nova ferramenta ajuda o desenvolvimento do ramo empresarial e o setor produtivo no Estado

Suzana Gonçalves

A nova diretoria eleita da Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio) conheceu, na manhã da última quarta-feira (18), o Portal Alagoas em Dados e Informações. A ferramenta desenvolvida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), foi apresentada pelo s

Novo superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, Thiago Ávila, falou sobre as novas ferramentas para o varejo

Durante a apresentação para cerca de 20 dirigentes do órgão, Thiago Ávila destacou os três principais dados disponibilizados na plataforma: o Perfil Municipal, a Conjuntura Econômica do Estado de Alagoas e o Índice de Preços ao Consumidor. “Houve um debate muito produtivo com os participantes, pois eles avaliaram o portal de forma positiva, sobretudo quando conheceram a pesquisa do IPC, que despertou neles o interesse de apresentá-la para outros munícipios”, declarou.

Ainda de acordo com o superintendente, o Portal é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do ramo empresarial e o setor produtivo no estado, sobretudo o segmento de comércio. “Com as informações disponíveis na plataforma, o segmento poderá conhecer o comportamento socioeconômico de Alagoas e subsidiar a expansão dos negócios para outras regiões, a partir da compreensão do público-alvo e da economia”, avaliou.

Para o gerente da Fecomércio, Grancindo Alcântara, o conhecimento disponibilizado no portal será importante para o setor produtivo na toma de decisões realizadas na capital e nos municípios do interior. “Com essas informações, obtemos dados seguros referentes ao segmento do comércio. Dessa forma, poderemos tomar decisões mais eficazes na hora durante a abertura de novas empresas e ampliação de negócios e geração de empregos”, avaliou.

O Portal – O Alagoas em Dados e Informações é uma plataforma interativa de acesso rápido e fácil para consulta e utilização de dados oficiais do Estado. Disponibilizadas em diversos formatos, a ferramenta oferece ao usuário uma base de dados confiáveis a respeito da realidade socioeconômica de Alagoas.

Além dos três tópicos destacados durante a apresentação, ao acessar a plataforma, o internauta encontrará outras informações, a exemplo do Alagoas em Mapa, publicação que reúne um conjunto de mapas sobre o Estado e seus municípios, e do Alagoas Geográfico, um sistema onde é possível acessar um grande número de dados geoespaciais.

O Portal Alagoas em Dados e Informações pode ser acessado através do endereço www.informacao.seplande.al.gov.br

TAGS:

Deixe o seu comentário