31/05/2013 9h25

Fecomércio realizará missão empresarial à China

Entre 22 de outubro a 5 de novembro, comitiva alagoana visitará a 2ª e a 3ª fases da Canton Fair

Parceria China-Brasil no comércio varejista

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), com o patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL) e apoiada pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e pela Associação Comercial, realizou, na manhã desta quarta-feira (29/05), no Hotel Ponta Verde, o lançamento oficial da Missão Empresarial à China (114º Canton Fair), que acontecerá entre 22 de outubro a 5 de novembro.

Como um dos objetivos da missão é estimular os empresários alagoanos a importar e exportar e, com isso, favorecer ao abastecimento do comércio e fomentar a economia alagoana, a realidade econômica da China foi apresentada aos participantes pelo economista Edmilson Fialho. Segundo ele, a rápida modernização do país asiático amplia seu volume de exportações e repercute na balança comercial, cujo saldo é positivo.

O presidente da Fecomércio, Wilton Malta, ressaltou que o potencial volume de negócios que pode ser firmado é um estímulo à diversificação e ao crescimento econômico. Para ampliar este potencial, Malta lembrou que os participantes devem focar nos segmentos de interesse a fim de obter um melhor aproveitamento durante a missão, já que a Canton Fair é uma feira que tem mais de 150 mil tipos de produtos, portanto, uma imensa possibilidade de negócios.

Presente ao evento, o secretário de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, destacou que os números asiáticos demonstram a importância da China no mercado global. Ao mencionar a recente visita de uma comitiva do governo do Estado à Dubai, o secretário falou sobre a importância em estimular as missões empresariais para difundir o mercado alagoano e, com isso, ampliar as relações comerciais. Parabenizando às entidades pela iniciativa, Luiz Otavio afirmou que o governo estará ao lado dos empresários dando todo apoio, bem como enviará um representante no grupo.

A Missão empresarial à China terá como operadora a Mediolanum, agência especializada em feiras e missões Internacionais. Durante o evento, além das informações sobre a Canton Fair, foi apresentado o programa de viagem e o custo por participante, o qual já inclui um curso de 20h ministrado por um consultor especialista na área. A ideia é discutir o tema importação e exportação visando alinhar e esclarecer as principais dúvidas que envolvem o mercado internacional. Além disso, o curso abordará noções sobre a cultura, a economia e o mercado chinês, bem como promoverá reuniões com o grupo para apresentação e esclarecimentos do roteiro.

Participaram do lançamento representantes de entidades do comércio, autoridades políticas e empresários.

TAGS:

Deixe o seu comentário