15/08/2018 11h45

Semana da Informática

Diretor de Tecnologia da Informação da FAT destaca as vantagens do uso da tecnologia a favor da educação

Informática, cada vez mais em suas mãos

 

O Dia da Informática é celebrado, anualmente, em 15 de agosto. A data é uma homenagem à tecnologia que tem proporcionado inúmeros avanços e benefícios. Por meio desoftwares e da Internet, a Informática se transformou, ao longo dos anos, numa ferramenta essencial para a realização de tarefas do dia a dia e para o andamento das atividades de qualquer empresa. Um cenário que impacta, diretamente, na educação.

Pedro Mascarenhas, Diretor de Tecnologia da Informação da FAT, explica que a intensa presença da tecnologia na vida dos jovens – geração que já nasceu conectada ao mundo virtual – acentua a necessidade de usar os novos recursos tecnológicos a favor da educação.  ”Sem perceber, incorporamos tecnologias digitais em nosso dia a dia que vêm modificando os nossos hábitos. Dentro da educação, vivenciamos o aumento das possibilidades impulsionado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que vêm transformando o processo de ensino e aprendizagem”, destaca o Diretor. “Os alunos já não estão mais isolados entre as quatro paredes da escola. Eles estão cada vez mais conectados, utilizando seus smartphones para o entretenimento e para a pesquisa escolar”, complementa.

Essas mudanças incentivam o surgimento de tecnologias capazes de auxiliar os professores em suas tarefas, a exemplo das ferramentas digitais de produtividade disponibilizadas pela Google, que dinamizam as aulas. “A tecnologia de realidade virtual nos proporciona uma imersão em ambientes tridimensionais capazes de levar os alunos para além de seu mundo.  Ela vem sendo inserida na sala de aula com diversos propósitos. Um deles é imergir os alunos em ambientes simulados capazes de proporcionar, de forma realista, uma interação com estes ambientes”, explica Mascarenhas. Também já estamos imersos em uma realidade aumentada, onde visualizamos objetos tridimensionais sobrepostos ao nosso ambiente físico. Este recurso já vem sendo utilizado em sala de aula para demonstrar, visualmente, aspectos abstratos de conteúdos que, até um tempo atrás, ficavam no campo da imaginação”, complementa, ao citar, também, as contribuições da robótica para o ensino. “São novos caminhos que aprimoram a qualidade da educação, tornam as aulas mais atraentes e inovadoras, reduz a evasão escolar, e despertam a curiosidade para novas descobertas”, finaliza.

TAGS:

Deixe o seu comentário