06/10/2015 10h58

Parceria tecnológica entre Itec e TCE promete reduzir custos operacionais

Unificação de sistemas permitirá uma redução significativa nos custos do estado

 
Tecnologia
Suyane Meneses
Interação entre as prefeituras e o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE), através da Infovia do Governo de Alagoas, e a hospedagem de sistemas e dados do TCE no Datacenter Estadual são parte da parceria tecnológica entre o Tribunal e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).
O projeto de unificação dos sistemas operacionais das secretarias, entidades do Governo do Estado e o TCE/AL vem sendo debatido durante reuniões, nos últimos meses, entre o diretor-presidente do Itec, Luciano Júnior e integrantes da entidade, com o diretor-geral do TCE, Daniel Bernardes e o diretor de tecnologia do tribunal, Kerchenn Elteque.
“Essa unificação entre os diversos sistemas, vai representar uma redução significativa nos custos do estado. O Itec já possui o sistema “Integra”, que pode ser utilizado para concentrar todas as operações, o que facilitaria o sistema eletrônico e a certificação digital”, destaca Luciano Júnior.
Outro fator que facilitaria, o desenvolvimento dessas operações, e consequentemente essa redução de custos, é o Itec já possuir o soft Optical Character Recognition (OCR), o que não seria necessário adquirir. O OCR é uma tecnologia desenvolvida para processar papéis digitalizados, tornando editáveis os textos contidos nestes documentos.
Está previsto ainda, numa próxima fase, a adesão das prefeituras municipais aos mesmos sistemas, cujos softs serão repassados gratuitamente pelo TCE/AL, que cederá também, o treinamento aos responsáveis pela manutenção das operações.
TAGS:

Deixe o seu comentário