27/05/2015 10h58

Sistema permite visualização de documentos digitalizados pela internet

Ferramenta foi desenvolvida pelo Itec e complementará programa já existente

 
A tecnologia cada vez mais perto do cidadão
Suyane Meneses
Os órgãos que solicitam a digitalização de documentos ao Núcleo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (NGED), agora podem visualizar a documentação digitalizada através da internet, graças a um sistema desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).
Segundo o analista de sistemas do Itec, Ricardo Carmo, essa ferramenta complementará o sistema de digitalização existente no setor. “Não será mudado o processo, o novo sistema apenas complementa o já utilizado. A ideia é que o cliente depois que mandar o material para ser digitalizado, possa acessar a plataforma pela internet , visualizando o processo”, ressalta.
Além disso, a ferramenta permite ao NGED medir a produtividade do fluxo de trabalho, mostrando quanto tempo levam para realizar as atividades. O referido fluxo pode ser resumido em: recepção dos documentos; guarda; preparação; digitalização; controle de qualidade; indexação; conferência; exportação; disponibilização; importação e gerenciamento das imagens e informações dos processos.
Leonardo Marcel, também analista de sistemas do Itec, destacou ainda que “o processo envolve muito trabalho nas etapas de preparação, digitalização e recomposição. O NGED precisa saber quanto tempo leva para realizá-lo e, com esse novo sistema, será possível”.
TAGS:

Deixe o seu comentário