27/05/2015 11h08

Observatório Astronômico do Cepa promove observações públicas de Júpiter e Saturno

Semana dos Gigantes ocorre até a próxima sexta-feira (29), com atividades abertas ao público nos três horários

 

Coordenador do OAGLL e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), Adriano Aubert, diz que ação também é um estímulo ao estudo da Astronomia e ciências em geral

No período em que os planetas Júpiter e Saturno se encontram mais próximos da Terra, o Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), promove, até a próxima sexta-feira (29), a Semana dos Gigantes. O evento, composto por exposições, apresentações de documentários e observações públicas em telescópio, é um convite para que estudantes, professores e comunidade em geral conheçam melhor estes dois planetas.

Promovido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o evento teve sua programação iniciada na última segunda-feira (25) e ocorre nos três horários: das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 19h30 às 22h, sendo este último reservado às sessões de observação.

Ciências 

O auge da oposição, período em que os dois planetas se encontram mais próximos da terra, ocorreu no dia 22 de maio, mas ainda é possível visualizar o fenômeno por meio de telescópio.

“Júpiter e Saturno são planetas muito importantes para nós, visto que, em virtude do tamanho de ambos, muitas vezes protegem a terra de determinados impactos. Daí o nome Semana dos Gigantes”, explicou o coordenador do OAGLL e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), Adriano Aubert.

Para Aubert, a ação também é um estímulo ao estudo das ciências em geral. “Esses eventos são fundamentais para resgatar e estimular o estudo da Astronomia. Temos este observatório, um espaço privilegiado aqui no Cepa, para discussão e aprendizado desta ciência e estamos abertos à comunidade escolar e ao público em geral para visitação”, destacou.

Nesta quarta-feira (27) já estão confirmadas as visitas dos estudantes da Escola Estadual Maria Rosália Ambrózio, do Cepa, pela manhã; da Escola Sesi Cambona, à tarde; e, no período noturno, do Instituto de Física da Ufal.

TAGS:

Deixe o seu comentário