18/06/2014 11h11

Exposição do Senai Nacional apresenta futuro das tecnologias de aprendizagem

Os visitantes podem conhecer 12 novas tecnologias e entender melhor como deve ser o futuro da educação profissional.

 
Novas tecnologias a serviço da indústria são apresentadas ao público
A exposição “Tecnologias Educacionais Senai: o Futuro”, que percorrerá 25 cidades brasileiras, está chegando a Maceió, onde fica de terça (24) a sexta-feira (27), no piso L2 do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. Os visitantes podem conhecer 12 novas tecnologias e entender melhor como deve ser o futuro da educação profissional.
A mostra conta com recursos de interatividade aplicados à educação e conteúdos que unem saberes acadêmicos e práticos. Além disso, será possível conhecer equipamentos e ferramentas educacionais que só são encontrados no Senai. “É motivo de orgulho saber que duas das tecnologias em exposição pelo País foram desenvolvidas pelo nosso Departamento Regional”, ressaltou o presidente da Federação das Indústrias (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade.
Uma das tecnologias desenvolvidas no Senai Alagoas e que estarão em exposição é o Simulador de Soldagem, uma ferramenta virtual na qual aluno e professor controlam diversos requisitos de qualidade em diferentes tipos de solda. Ele visa a aperfeiçoar o manuseio do equipamento de soldagem e a precisão de movimentos do aluno.
A outra é a Microunidade de Bombeamento e Separação Trifásica de Petróleo Onshore. Trata-se de uma planta didática que simula a realidade da indústria de extração de petróleo em terra (onshore) e a etapa inicial de seu tratamento em um tanque de separação trifásica do petróleo. A entrada na exposição será gratuita.
Veja abaixo alguns dos itens expostos:
Caverna digital - Espaço com projetores gráficos 3D dispostos em três paredes e no chão, onde os alunos são imersos num ambiente virtual simulado e podem realizar operações complexas e tomar decisões com absoluta segurança. A partir da simulação de situações reais, como a operação de uma plataforma de petróleo, os alunos aprimoram suas capacidades e aprendem procedimentos complexos que deverão ser executados durante as atividades profissionais.
Simulador de empilhadeira - Nesse simulador, os alunos dirigem uma empilhadeira num cenário real de um centro de distribuição. No contexto de aprendizagem estão dispostas diversas situações que o aluno encontrará em seu cotidiano profissional. Entre os vários benefícios desta tecnologia se destacam o aumento da segurança a e diminuição de custos com materiais consumíveis.
Kit didático de mecatrônica - A Planta de Manufatura Automatizada é composta por vários equipamentos que estão organizados em módulos portáteis, e realizam atividades de um processo industrial. O Kit didático possibilita a elaboração e desenvolvimento de projetos de Automação Industrial, a partir de tecnologia pneumática, eletropneumática, mecânica, elétrica, eletroeletrônica, robótica, logística, redes de comunicação e de ciências da computação.
Serviço:
Exposição “Tecnologias Educacionais Senai: o Futuro”
Data: 24 a 27 de junho
Local: Parque Shopping Maceió (Piso L2) – Avenida Comendador Gustavo Paiva, 5.945, Cruz das Almas – Maceió/AL
Horário: das 11 às 21 horas
Entrada: Gratuita
TAGS:

Deixe o seu comentário