30/07/2012 8h51

Itec consegue evoluir nas negociações de novos custos da Infovia

Negociações com a Oi geram um fator redutor de 30% nos custos dos links e a garantia de mais 350 para educação

Itec sempre estudando novas tecnologias para fomentar a educação em Alagoas

Adriana Madeiro/Itec

Pouco mais de 30% é o valor do índice de redução de custos da Infovia Digital Alagoas – rede de dados estadual que interliga os órgãos do Governo. A redução está sendo negociada através do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) com a empresa Oi desde maio, com a intenção de ampliar a quantidade de links, reduzir valores e melhorar a rede multisserviços.

Segundo o diretor presidente do Itec, Nelson Menezes, a participação da Secretaria de Estado da Educação foi essencial para o êxito das negociações. “A Educação possui demanda de cerca de 350 circuitos que irão interligar todas as escolas estaduais. O aumento na quantidade de links possibilitou a redução nos valores”, afirma o presidente.

Os 30 % negociados dependem da ampliação de clientes da Infovia, mas só a Educação já garante essa redução. A quantia é referente a pouco mais de 15 % de reajuste contratual da Oi, e mais 15% sobre a tabela atual no preço de links.

“Considerando que esse acréscimo de links se destina a serviços da educação com objetivo de melhorar as ações daquela área, estamos viabilizando que os custos destes serviços sejam arcados diretamente pela Secretaria de Educação”, comenta o assessor técnico do Itec Denivaldo Targino.

Com os links, a Educação pretende implantar o projeto ‘wi-fi nas Escolas’, onde alunos e funcionários devem se beneficiar com internet livre dentro das escolas. “A Secretaria de Educação já deu o sinal positivo para fecharmos o acordo com a Oi, agora é só acertarmos os detalhes finais burocráticos, com isto o governo sai ganhando pois poderá ampliar sua conectividade a um custo menor”, comentou Nelson Menezes.

Em fase avançada de conclusão, as negociações estão praticamente acertadas. O Itec possui uma demanda de ampliação da Infovia de quase mil links, que depende de aporte financeiro. A demanda é de todos os órgãos, mas com ênfase na educação, segurança e saúde.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário