27/04/2012 9h33

Fiea discute ciência, tecnologia e inovação

Superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, e o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, debatem sobre novas tecnologias para o Estado Ciência, tecnologia e inovação. Os três temas, que integram a base do desenvolvimento industrial, foram debatidos na reunião mensal da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado [...]

Superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, e o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, debatem sobre novas tecnologias para o Estado
Ciência, tecnologia e inovação. Os três temas, que integram a base do desenvolvimento industrial, foram debatidos na reunião mensal da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), realizada nesta quinta-feira, dia 26, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa. A convite do presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton, expôs os projetos governamentais nesta área.
“A inovação tem assumido posição de destaque na agenda de empresários, governos e das instituições de ensino, que compreendem a sua importância como fator de competitividade das empresas. É necessário promover políticas de estímulo à criação de ambientes favoráveis ao surgimento de empresas inovadoras, capazes de concorrer no mercado externo e gerar desenvolvimento na sua região”, disse Lyra.
Ele destacou que o Sistema Fiea, por meio de suas entidades (Federação das Indústrias, Sesi, Senai e IEL), desenvolve ações em favor da inovação e da competitividade da indústria alagoana. “É dever de todos fornecer amplas condições para o progresso, trabalhar sempre com a visão de futuro, preparando o terreno para receber novos investimentos e garantir o amanhã”, finalizou o empresário.
Durante o encontro na Fiea, o secretário Eduardo Setton afirmou que o governo alagoano está próximo de atingir as metas na área de ciência, tecnologia e inovação. Ele também detalhou o andamento dos projetos dos quatro polos tecnológicos a serem construídos no Estado – agroalimentar de Arapiraca e Batalha; de Informação, Comunicação e Serviços; e de Química, Plástico e Materiais. Este último, acrescentou, “é muito importante no contexto econômico de Alagoas”.
Para gerir os polos, será criada a Fundação Parque Tecnológico Social de Alagoas, cujo projeto deverá ser votado pela Assembleia Legislativa até junho deste ano. Outro projeto, destacou o secretário, é a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, “que será construído de forma participativa e terá as discussões iniciadas também no próximo mês de junho”.
TAGS:

Deixe o seu comentário