07/07/2017 12h42

Fórum BNB de Cidades Médias G20+20 tem como foco projetos de infraestrutura

Evento é um espaço dedicado a diálogo permanente com representantes das 40 cidades mais representativas do NE e Norte de Minas Gerais e Espírito Santo

Presidente do Banco do Nordeste, Marcos Hollanda, na abertura do Fórum

Um espaço de diálogo permanente entre o Banco do Nordeste, a iniciativa privada e prefeitos das 40 cidades médias mais dinâmicas das regiões Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo é a ideia do Fórum BNB de Cidades Médias G20+20, lançado quinta-feira, 6, em Fortaleza, durante o XXIII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.

A iniciativa deve focar em três eixos de atuação: troca de experiências e práticas bem-sucedidas, viabilização de capacitações técnicas, tecnológicas e gerenciais e criação de um ambiente de estruturação de negócios, com ênfase em projetos de parcerias público-privadas voltadas para o setor de infraestrutura.

“Nosso objetivo é construir uma agenda positiva capaz de tornar essas cidades cada vez mais atrativas para investimentos, de forma que elas possam também irradiar esse crescimento econômico para suas áreas de influência”, destacou o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda.

Ele, o economista-chefe do Banco do Nordeste, Luiz Alberto Esteves, e os representantes dos municípios presentes reuniram-se logo após o lançamento para detalhar a agenda de trabalho da próxima reunião, que acontecerá em novembro, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza. A ideia, porém, é que o Fórum BNB de Cidades Médias G20+20 passe a acontecer anualmente em uma das cidades participantes.

Todos os municípios que integram o fórum se localizam fora de áreas de regiões metropolitanas e possuem população acima de 100 mil habitantes, a exemplo de Campina Grande (PB), Açailândia (MA), Sobral (CE), Lagarto (SE), Parnaíba (PI), Santa Cruz do Capibaribe (PE), Linhares (ES), Montes Claros (MG), Mossoró (RN), Vitória da Conquista (BA) e Arapiraca (AL).

Entre as deliberações do primeiro encontro, está a consolidação de um banco de dados sobre projetos estruturantes, com destaque para o setor de infraestrutura, que servirá de referência para futuros encontros de negócios entre prefeitos e representantes da esfera privada.

Fórum de Desenvolvimento

O XXIII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento acontece até esta sexta-feira, 7, em paralelo ao XXII Encontro Regional de Economia, e é promovido em parceria com a Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). O evento objetiva mobilizar a comunidade acadêmica e política em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional, em palestras e mesas temáticas.

Entre os destaques da programação do segundo dia estão a “Sessão Especial Anpec: Credibilidade e Expectativas de Inflação em Economias Emergentes”, com o secretário-executivo da Anpec, Maurício Bittencourt; e o Painel “Políticas de Desenvolvimento para o Século XXI”, com o economista-chefe do Banco do Nordeste, Luiz Alberto Esteves, o professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas, José Féres, e o presidente da Datamétrica Consultoria e do Diário de Pernambuco, Alexandre Rands.

Nesta sexta-feira, também será entregue a Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional em reconhecimento a contribuições realizadas nos campos empresarial, acadêmico e institucional.

Entre as autoridades que participam do evento estão ainda o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ernesto Lozardo; o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Niky Fabiancic; e o secretário nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Luiz Paulo Vellozo Lucas.

TAGS:

Deixe o seu comentário