27/07/2012 10h47

Codevasf leva Programa Água para Todos para Arapiraca

Famílias arapiraquenses vão ser contempladas com mais de 2 mil cisternas até o final do ano

Comunidade do Povoado Corredor será beneficiada com cisternas

Assessoria/Codevasf

Lançado pela presidente Dilma Rousseff em Arapiraca em julho do ano passado como ação do Plano Brasil Sem Miséria, o Programa Água para Todos do Governo Federal, executado em Alagoas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), iniciou neste mês de julho a implantação de cisternas de polietileno para consumo humano no município, situado no agreste alagoano. As famílias arapiraquenses deverão ser contempladas com mais de 2 mil cisternas até o final do ano. Arapiraca é o terceiro município alagoano beneficiado com ações do Programa Água para Todos, que tem como objetivo universalizar o acesso à água. O primeiro a ser atendido foi Estrela de Alagoas e o segundo, Craíbas.  Nesta primeira fase do programa em 2012, Alagoas deve ser contemplada com 7.429 cisternas para consumo humano.

As ações do Água para Todos em Arapiraca tiveram início em abril deste ano com o trabalho de cadastramento e validação de famílias potencialmente beneficiárias do programa a partir de dados do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o mesmo que alimenta o Programa Bolsa Família. Para isso, foram cadastradas até o momento 1.215 famílias em 53 povoados.

As primeiras cisternas para consumo humano do Programa Água para Todos foram instaladas no início do mês de julho no povoado Corredor. Em seguida, os trabalhos foram estendidos para os povoados Itapecuru, Mundo Novo e Assentamento Ceci Cunha, Bom Nome 2 e Lagoa Cavada.

Para execução do programa em Arapiraca, foi formado um Comitê Gestor Municipal do Água para Todos, formada por representantes do poder público local e de instituições da sociedade civil como associações, sindicatos, igrejas, prefeitura municipal, entre outros e responsável por acompanhar todas as fases da iniciativa do Governo Federal, sendo um elo entre as comunidades e a Codevasf. Além disso, cada comunidade beneficiada organizou sua Comissão Comunitária eleita pelos membros do próprio povoado, que tem como papel acompanhar a execução do programa em sua localidade.

Na segunda fase do programa, que deverá ter início em 2013, serão implantadas ainda em comunidades rurais difusas cisternas para produção de alimentos, que tem como objetivo promover a segurança alimentar da família e possibilitar a geração de renda e trabalho com a comercialização do excedente. Arapiraca também será contemplada com cisternas para produção de alimentos.

Na execução do programa em Alagoas, o Governo Federal, por meio da Codevasf, está investindo cerca de R$ 12 milhões somente nos projetos que serão executados nesta primeira fase.

Integrante do Plano Brasil Sem Miséria, no estado, o Programa Água para Todos possui como meta para 2012 em Alagoas implantar 7.429 cisternas de polietileno para consumo nos municípios de Estrela de Alagoas, Craíbas, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Piranhas, Belo Monte e Traipu. Até o momento, já foram instaladas cerca de 2100 cisternas, beneficiando as famílias do agreste e semiárido alagoano.

TAGS:

Deixe o seu comentário