01/12/2017 11h18

Prefeitura e IMA oficializam o fechamento do lixão em Traipu

Evento contou com a participação do prefeito Eduardo Tavares e o presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes

Encerrado antigo lixão em Traipu
Traipu entra na lista das cidades de Alagoas que encerraram as operações do lixão do município para dar destinação correta ao descarte de resíduos sólidos. O prefeito Eduardo Tavares oficializou o fechamento do lixão em ato realizado na manhã desta quinta-feira (30), que contou com a presença do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, (IMA/AL), Gustavo Lopes, e de autoridades municipais.
Há aproximadamente dois meses, o lixo recolhido em Traipu segue para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) do município de Craíbas.
 “Hoje anunciamos, oficialmente, o fechamento do lixão de Traipu. O momento é importante, pois estamos em conformidade com o que rege a política nacional de resíduos sólidos. Os resíduos seguem, agora, para um local ambientalmente correto e que atende as exigências legais. A partir desse instante, nosso trabalho será para recuperar esse local, que, atualmente, está totalmente limpo. Vamos reflorestá-lo para que, futuramente, seja uma área de convivência social que muito beneficiará a população, principalmente, a que mora no entorno”, enfatizou o prefeito Eduardo Tavares.
Ele informou, ainda, que, além do lixão localizado no centro da cidade, também foram desativados outros dois na zona rural do município – Mumbaça e em Olho D’água da Cerca. O descarte também segue para a mesma CTR em Craíbas.
No local serão plantados, inicialmente, 70 mudas de árvores (ingazeiras, aroeiras, palmeiras nativas). Para simbolizar a iniciativa, o prefeito, Eduardo Tavares, o vice-prefeito, Cavalcante, e o presidente do IMA, Gustavo Lopes, plantaram mudas no local, com o apoio de garis, margaridas e dos escoteiros mirins.
O presidente do IMA, Gustavo Lopes, atestou que Traipu, agora, está fazendo o descarte de lixo conforme determina a lei. “O prefeito Eduardo Tavares fez um grande ato para marcar esse momento, é mais um passo dado para favorecer a população da cidade”, destacou Lopes.
Vida mais digna aos moradores próximo ao lixão
Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Tavares conversou com os garis e com as margaridas que se encontravam no local. Ele pôde conferir o zelo com que trabalham fazendo a limpeza da cidade, além da satisfação por se sentirem respeitados e dignos.
Muitos deles moram perto do antigo lixão. Eles disseram o quanto a vida melhorou depois que o mesmo foi desativado. “O mau cheiro e os insetos incomodavam muito os moradores daqui. Foram muitos anos assim, hoje, estamos vivendo um outro momento”, disse a margarida e moradora do local, Ivonete Oliveira.
 Visitas em obras na cidade
O prefeito Eduardo Tavares aproveitou a ocasião para mostrar à comitiva do presidente do IMA, Gustavo Lopes, várias obras que estão em execução na cidade, como, por exemplo, o Sistema de Monitoramento da Secretaria de Segurança Pública.
“Tudo isso faz parte de uma gestão responsável, comprometida com o meio ambiente e com o bem-estar da sociedade. Desativamos o lixão, trocamos toda a rede de água. Em dezembro, inauguraremos 30 obras estruturantes no município. Agora nosso foco será o saneamento básico. Com isso, Traipu se transforma em um local próspero, que oferece melhores condições de vida à população”, ressaltou Eduardo Tavares.
TAGS:

Deixe o seu comentário