08/12/2016 15h48

Encerra-se hoje em Piranhas curso de Conservação e Recuperação de Nascentes

A realização é do Governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Comunidade participa de curso de recuperação de nascentes em Piranhas

Com uma carga horária de 28 horas, entre aulas práticas e teóricas, produtores rurais, gestores, técnicos e estudantes participam, no Centro Xingó, no município de Piranhas, do Curso de Conservação e Recuperação de Nascentes, que teve início na segunda-feira (5) e segue até esta quinta-feira (8). A realização é do Governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Como informa Reinaldo Falcão, coordenador do Centro Xingó, o objetivo do curso é capacitar e habilitar os participantes no uso de técnicas de conservação e recuperação de nascente, utilizando opções de baixo custo e fácil implantação, bem como difundir boas práticas na produção de água para uma convivência sustentável.

De acordo com o instrutor do curso, Adolfo Barbosa, toda técnica utilizada em uma intervenção, na área dinâmica de uma nascente, se faz com drenagem, limpeza do corpo hídrico e preenchimento de pedras para servirem como filtro, utilização de solo cimento e a cobertura do corpo hídrico para proteger a fonte.

Em uma nascente que foi tratada, explica o instrutor Adolfo, houve a necessidade de se empregar o Arco Romano, que é uma tecnologia utilizada em calhas de rios, intermitente para aumentar a infiltração de água para o lençol freático.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, o curso surge como um aliado importante, já que, adotando práticas de cuidados com as nascentes, pode se conseguir aumento na quantidade e qualidade da água. “Considerando a preocupação em evitar a escassez de água para as atividades dos produtores rurais do Semiárido alagoano, é necessário preparar o homem do campo para aproveitar melhor o uso da água”, afirma Álvaro Vasconcelos.

Manoel Messias, pequeno produtor rural de Olho D’Água do Casado, que planta milho e feijão, afirma que o curso é muito importante e vai trazer benefícios para as comunidades rurais. “Todas as técnicas que aprendi vou fazer questão de levar para o conhecimento da minha comunidade”.

TAGS:

Deixe o seu comentário