06/11/2015 8h30

Instituto Salve as Águas promove cidadania e a cultura do empreendedorismo

ONG estimula atitudes empreendedoras e a busca por conhecimento para desenvolvimento do protagonismo social

Instituto Salve as Águas

Em seis anos de atuação, o Instituto Salve as Águas (ISA) evoluiu de uma Organização Não Governamental (ONG), voltada à conscientização para a preservação do meio ambiente, para uma entidade ligada ao empreendedorismo social, fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional de seus integrantes, em sua maioria moradores do Pontal da Barra e dos bairros adjacentes.

Através de cursos de profissionalizantes (que incluem informática, serigrafia à manutenção industrial, dentre outros),  o ISA procura capacitar às pessoas para que elas tenham oportunidades no mercado de trabalho. Além disso o Instituto desenvolve ações de apoio aos apicultores e artesãos da região.

Outro ramo de atuação da ONG é a realização de ações sociais como atendimento médico e odontológico ao público da terceira idade e crianças. São feitas doações de cestas básicas e polpas de frutas a gestantes, idosos e hipertensos. “Nós atendemos hoje 700 famílias no Pontal com doação de alimentos e atendimento de dez especialidades médicas. É um trabalho que busca o crescimento pessoal para fomentar o desenvolvimento sustentável”, apontou Kelyber Santana, diretor do ISA.

Uma das estratégias de atuação do Instituto é buscar parcerias com entidades públicas. Um dos exemplos destas parcerias, é a captação de alimentos para doação com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Hoje o ISA é uma das entidades cadastradas pela Conab no programa de doação de alimentos. Para intensificar o acesso a parcerias público-provadas, o Instituto Salve as Águas promoveu em setembro um curso de elaboração de projetos sociais para entidades do terceiro setor e estudantes universitários – que, ganhará uma nova edição entre o fim de outubro e novembro.

“Cursos desse tipo são muito caros, feitos em grandes centros como São Paulo, e essa orientação é necessária para captar recursos federais de projetos ou editais. O curso trata desde a organização e estruturação do projeto até o devido acompanhamento e aplicação dos recursos e atividades”, explicou Kleyber.

A  Braskem  apoia o ISA desde a sua fundação e é uma parceira do Instituto nos seus mais diversos campos de atuação. Para conhecer mais do Instituto Salve as Águas, é possível agendar uma visita à sede nos telefones (82) 3221-4577 e 9.8865-5281, ou pelos e-mails gestao@isaqualifica.com e isasecretaria@outlook.com.


Deixe o seu comentário